Manutenção

Cuidados para manter a eficiência

Alguns cuidados devem ser tomados para manter a eficiência das torneiras. Segundo o professor de Hidráulica da Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), Levi Strenger, a borracha de vedação é a grande vilã. "É essa parte que garante a vedação. Quando está muito velha ou a torneira é pouco usada, ela resseca e causa vazamento."

Leia a matéria completa

CARREGANDO :)
Modelo da Lorenzetti de fechamento automático. Preço a partir de R$ 130
Monomix Dubai, da Lorenzetti: arrojada
Modelo LorenFloor custa a partir de R$1.600. É fixada no piso
Com bico móvel, o modelo Gourmet, da Deca, é indicado para cozinhas
CARREGANDO :)

Seja no lavabo, no banheiro, na cozinha, na churrasqueira ou na lavanderia, as torneiras são essenciais e hoje também cumprem um papel determinante na decoração de ambientes. A indústria tem investido não só no design, mas também na funcionalidade das peças, como explica o gerente técnico da empresa Docol, Levi Garcia. "A maioria das torneiras modernas conta com o recurso do monocomando, que significa um único acesso para misturar a água. Escolher a temperatura desejada está cada vez mais fácil. Não é preciso mais ‘temperar’, abrindo um pouquinho do comando de água fria e um pouquinho o de água quente para chegar na temperatura ideal." O monocomando também foi transferido para as lavanderias, já que não é comum ter água quente nas torneiras dos tanques. "A ordem é comodidade. As facilidades do mundo moderno foram transferidas para todos os cômodos da casa", comenta a arquiteta Ivana Malczewski. A ideia de utilizar uma torneira para cada cuba na pia da cozinha também foi por água abaixo. Apenas um aparelho é suficiente. "Os clientes estão pedindo cozinhas gourmets. Nesse conceito, o espaço vira uma área de lazer, para receber amigos. Por isso, aconselhamos os modelos monocomandos tipo duchas, em que a torneira ganha a funcionalidade de um chuveirinho com esguicho, que pode ser usado fora da pia, para lavar verduras ou limpar a pia." Para Ricardo Chiurco, diretor comercial da indústria de metais sanitários Esteves, esses modelos são a união perfeita entre funcionalidade e design. "As cozinhas gourmets estão muito em voga. Essas torneiras, além de usuais, são peças bastante decorativas."No terreno do design, a cor cromada se mantém em alta. "Combina com tudo. É mais fácil de acertar o ornamento do conjunto cuba e torneira, com o prateado", opina Ivana. Mas as inovações da indústria internacional prometem mudar essa tendência, segundo Ricardo Chiurco. "Nas últimas feiras internacionais, vimos o uso do preto em torneiras. O metal comum é pintado com uma camada de uma espécie de esmalte. O cromado é mais neutro e combina com tudo, mas essa novidade pode fazer a cabeça dos mais versáteis."Tendências

Os modelos são os mais diversos possíveis. Para Ivana, a tendência é o uso de torneiras com design mais quadrado. "Durante muito tempo se usou torneiras com pontas arredondadas. Torneiras mais geométricas estão em alta, porque são inovadoras e arrojadas". Chiurco considera que a novidade está mesmo na linha de metais sanitários ovais. "É a última moda na Europa. Não há modelos nacionais. Ainda estamos desenvolvendo nossos desenhos e no ano que vem essa será a tendência nos modelos das torneiras no Brasil."Mas o material das torneiras não se limita ao metal. Vidro também está sendo utilizado, diz Ivana. "As torneiras de vidro são as chamadas cascatas. São bicas, que vem direto da parede, com um aparato de vidro, por onde a água escorre. Dá um efeito belíssimo. Nos lavabos, que sempre precisam de um diferencial, essa opção é perfeita." Chiurco argumenta que as cascatas só perdem em termos de consumo. "Ela tem um apelo visual inegável, mas gastam muito mais água."

Publicidade

As torneiras automáticas, que economizam água, ainda não são muito utilizadas em residências. Esses aparelhos têm um dispositivo que desliga o jato de água após um determinado tempo. "Essas torneiras são mais indicadas para empresas ou estabelecimento comerciais", aponta Ivana.

Mas a indústria quer mudar essa visão. Garcia afirma que o objetivo é que esses aparelhos também sejam utilizados nas residências. "A palavra de ordem hoje é sustentabilidade. A água não pode ser desperdiçada. Por isso, estamos melhorando o design dessas torneiras para que o cliente sinta-se tentado a colocá-las dentro de casa."