As férias de verão ainda não terminaram, e o Carnaval ainda vem por aí. Muitos curitibanos estão no litoral e vão passar mais algum tempo fora da capital, deixando a residência desocupada situação que favorece a atuação de arrombadores. Os furtos a residências aumentam em cerca de 30% nos meses de janeiro e fevereiro nas grandes brasileiras, na comparação com os demais meses do ano, e as viagens de férias são a principal causa dessa elevação.
Mais da metade da invasões, de acordo com especialistas, ocorre devido a portas destrancadas e janelas desprotegidas. Os bandidos procuram sempre o furto mais fácil, aproveitando-se de brechas na segurança deixadas pelos proprietários dos imóveis. Por isso algumas medidas simples podem fazer com que o ladrão deixe uma casa de lado, optando por outra que seja mais fácil de invadir.
Mesmo que os ladrões consigam entrar na casa, é possível atenuar os riscos ao dificultar o trânsito deles dentro da residência, deixando as portas internas bem trancadas, por exemplo. Da mesma forma, um bom relacionamento com os vizinhos permite que as autoridades sejam alertadas com mais rapidez. Confira ao lado dicas que a Gazeta do Povo levantou com especialistas em segurança para viajar tranquilo e não ter más notícias na volta para casa.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo