1639 - É concedida uma sesmaria pela Colônia a Mateus Luiz Grou, o primeiro documento que cita a ocupação do planalto curitibano. Nessa época, Ébano Pereira recolhe ouro da região e leva amostras ao governador do Rio de Janeiro, Salvador Corrêa de Sá e Benevides.
1693 - Cinco anos após a criação do pelourinho na região, que simboliza a existência da justiça no local, é fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba e formalizada com a ata da constituição da Câmara Municipal.
1808 - Mais de um século de sua fundação, a vila é tão pequena que "só é vista de muito perto, por estar situada na encosta e ter apenas 12 mil habitantes", diz o diretor de Matas e Minas de São Paulo, Martim Francisco. Quatro anos depois, ascende a sede da 5.a Comarca de São Paulo.
1842 - Com a independência do país e o avanço da economia ervateira, Curitiba expande economicamente e é elevada a condição de cidade. O viajante Saint Hilaire descreve o curitibano como aquele que traz impressa na fisionomia "a bondade e a inteligência".
1853 - O Paraná se emancipa e surge a necessidade de uma capital. Pela importância econômica, Curitiba se torna, no ano seguinte, a capital provisória do estado, desbancando as pretensões de Paranaguá. É instalado o governo de Zacarias de Góes e Vasconcelos.
1854 - Como capital definitiva, o primeiro jornal é fundado, o 19 de Dezembro. A cidade é repaginada pelo engenheiro francês Pierre Taulois, que recebe um novo traçado, com ângulos mais retos, escolas, teatros e clubes. A partir da década de 60, Curitiba passa a receber grandes levas de imigrantes.
1876 - A Estrada da Graciosa é inaugurada e faz com que os soques que beneficiam a erva-mate de Morretes, Antonina e Paranaguá transfiram suas sedes para a capital. Os casarões dos barões do mate começam a ser construídos na Rua do Mato Grosso (Comendador Araújo) e Alto da Glória.
1880 - A estrada de ferro Curitiba-Paranaguá começa a ser construída. São fundados o Clube Curitibano (1881), a Sociedade Protetora Operária (1883) e a Sociedade Rio Branco (1884). Em 1886 um espaço de lazer que irá fazer época é entregue aos curitibanos: o Passeio Público.
1887 - É instalado o novo sistema de transporte público, com bondes puxados por mulas e burros. A linha de trilhos que a inaugura liga a região do Alto da Glória até onde se situa hoje o bairro do Batel.
1894 - Em 20 de maio o Barão do Cerro Azul é morto no quilômetro 65 da Serra do Mar por colaborar com os revoltosos da Revolução Federalista. Um ano depois, o crescimento da cidade obriga a declaração de um Código de Posturas, que prevê padrões de higiene a serem seguidos por seus moradores.
1910 - O progresso se revela na estrutura urbana. A iluminação pública chega à Rua das Flores (Rua XV), ponto de encontro das pessoas para o footing diário, famosos passeios das meninas em busca de flerte. São importados bondes elétricos franceses, que serão utilizados por quatro décadas.
1912 - São instaladas calçadas na Rua XV e a progressiva eletrificação retira as mulas do panorama urbano. Os bondes agora são elétricos, sobre trilhos. É fundada a Universidade Federal do Paraná, que quatro anos depois recebe uma nova sede, na Praça Santos Andrade.
1933 - Começa o declínio do ciclo da erva-mate. Curitiba conta com 110 mil moradores. A falta de recursos obriga os administradores a planejarem a cidade, que é dividida em zonas de acordo com o padrão dos habitantes. É inaugurado o primeiro prédio da cidade, o Edifício Garcez, com oito andares.
1936 - No dia 1.º de dezembro, depois de sobrevoar Paranaguá, o dirigível alemão Hindenburg atravessa Curitiba. De acordo com a Gazeta do Povo do dia, o "navio dos ares" passou pela capital, "atendendo a antigo pedido da colônia alemã residente no sul do país".
1943 - A história do planejamento na cidade toma corpo com o Plano Agache, solicitado à empresa Coimbra & Cia. Ele inclui medidas de saneamento e, principalmente, de reestruturação viária. Na época a cidade conta com 127 mil habitantes e crescimento de 3,6% ao ano.
1950 - A cidade colhe os dividendos do auge da produção de café no interior do estado. Curitiba progride pelas mãos do prefeito Bento Munhoz da Rocha Netto. É aprovada a Lei de Zoneamento e a cidade tem o primeiro Plano de Transporte Coletivo. Em 60 a população alcança 361 mil habitantes.
1971 - O Plano Diretor criado na gestão do ex-prefeito Ivo Arzua começa a ser implantado. No ano seguinte, a Rua XV vira o primeiro calçadão do Brasil. Em 1973 é inaugurada a Cidade Industrial. Aproveitar áreas verdes e preservar o ambiente são lemas do então prefeito Jaime Lerner.
1990 - Programas municipais como "Compra do lixo" e "Lixo que não é lixo" são premiados pela ONU, quando Curitiba conquista o título de capital ecológica. É lançado o documento que define a filosofia ambientalista da cidade, uma Revista do IPPUC que mostra os passos dessa transformação.
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