Dicas

Veja o que orientam os especialistas:

- Desligue a energia elétrica antes de limpar ou trocar o filtro do produto

- Limpe o filtro a cada uma ou duas semanas, quando o aparelho for utilizado durante longos períodos.

- Se o produto for instalado em ambiente com muito pó, a limpeza deve ser mais frequente.

- Para limpeza do filtro, retire-o do aparelho. Limpe com água e deixe-o secar completamente. Instale novamente.

- Não utilize produto químico.

- Providencie a troca do filtro a cada seis meses (residências) ou três meses (comércio).

Fonte: Carlos Guimarães, gerente de produto da Electrolux, e Marcelo José Pires, supervisor técnico da Elgin.

CARREGANDO :)

Em uma conta rápida, a média costuma ser de 600 a 700 BTUs por metro quadrado em espaços residenciais e a mesma medida pelo máximo de pessoas que circulam pelo ambiente, para áreas comerciais. "Nos residenciais, os tipos de condicionadores de ar mais procurados são os tipos split e janela; nos comerciais, os mais usados são piso-teto, cassete e split", revela o gerente de produto da Electrolux, Carlos Guimarães. A empresa criou em seu site (www.electrolux.com.br) uma calculadora de BTUs para simular a capacidade mais adequada.

Instalar um aparelho de 7 mil BTUs em uma área que exige, conforme cálculo prévio, 18 mil BTUs, não terá um bom desempenho do aparelho. "Ele poderá ficar o dia todo ligado que nunca atingirá a temperatura agradável e as pessoas vão sentir calor, além de gastar mais energia. Isso porque oferece capacidade para refrigerar um ambiente de área menor", explica o supervisor técnico da Elgin, Marcelo José Pires. Sendo o aparelho de potência correta, ao atingir a temperatura desejada ele desligará automaticamente e funcionará em modo de ventilação.

Publicidade

A manutenção frequente também influencia no desempenho e consumo de energia. "O filtro sujo e velho exige mais esforço do aparelho e gasta mais. Além de ser um perigo para a saúde, porque fará com que o ar poluído recircule pelo ambiente, podendo causar problemas respiratórios e alérgicos."

Modelos

Confira os tipos de aparelhos disponíveis no mercado

- Janela: são os mais usados e mais em conta, facilmente encontrados no varejo. Deve ser instalado embutido na parede. Modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e controle remoto.

- Piso-teto: pode ser instalado no piso ou no teto.

Publicidade

- Split: indicado para qualquer ambiente, o gás refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar injetado no ambiente.

- Cassete: tem até quatro vias para saída do ar. Pode ser instalado no teto ou no forro. Indicado para ambientes de médio porte, residenciais ou comerciais.

- Portátil: prático, pode ser levado a todos os ambientes. Tem custo zero de instalação.