• Carregando...
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português | Divulgação
Tabucchi escreveu 25 livros, um deles, Réquiem, em português| Foto: Divulgação

Assim como na mostra italiana – considerada a mais importante do mundo nos campos da arquitetura e decoração –, a sobriedade do preto e do branco dão o tom principal nas cores. Aliados ou não, garantem o charme de muitos dos ambientes, como a Sala de Jantar – toda branca, com destaques coloridos apenas em alguns pontos – e o Quarto da Moça – em preto, branco e cinza. Os tons de roxo e a madeira também são destaques na mostra.

Uma das responsáveis pelo projeto do Quarto da Moça, a arquiteta Helaine Góes, acredita que o uso das cores na decoração é globalizado. Embora não tenha sido influenciada diretamente pelo Salão de Milão, a arquiteta não se surpreende com a coincidência. "Escolher as mesmas cores não foi proposital, mas mostra que existe uma tendência mundial. Um caminho a ser seguido", avalia.

Contrastando com as cores mais neutras, as paredes ganharam vida, com novas figuras, desenhos e texturas. Em colagens ou pintados, os elementos – também reflexos de Milão –, podem ser observados em ambientes como o Atelier, desenvolvido pelas arquitetas Fernanda Moura Bório e Mariana Stockler. "Os desenhos destacam a parede. Uma solução simples, mas elegante", explica Fernanda.

Também tendência da mostra européia, a madeira não foi esquecida na Casa Cor deste ano. Da sala de Cinema em Casa ao Clube de Gourmets, ela foi utilizada em todas as suas formas, do rústico ao clássico. O destaque no entanto, fica por conta das chamadas madeiras de demolição – que são obtidas dos restos de obras derrubadas. "É um material que além de bonito e ecologicamente correto transmite aconchego e, por isso, está em alta", justifica a arquiteta do Clube de Gourmets, Giorgine Biff.

Onde fica

• A residências que sediam a Casa Cor Paraná ficam na Rua Vicente Machado, 1.794 e 1.800, no bairro Batel.

• Período: até 8 de julho.

• Horário de visitação: das 13 às 21 horas, de terça a domingo.

• Preço: de R$ 10 a R$ 20.

• Telefone: (41) 3019-1866.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]