Um dos recentes pólos comerciais próximos ao centro de Curitiba fica na Rua Camões - que possui dois perfis distintos e corta três bairros da capital. Com trânsito em dois sentidos, a via é mais extensa do que parece à primeira vista.

CARREGANDO :)

Em dois pontos a rua parece terminar por causa da interrupção do seu trajeto. O primeiro é logo na segunda quadra, ainda no Cristo Rei, onde um canteiro com jardim a separa da Rua Reinaldino Schaffemberg de Quadros. O segundo fica no Alto da XV, no cruzamento com o trilho de trem e a Rua Flávio Dallegrave. Após um espaço de 50 metros ela continua, atravessando todo o Hugo Lange, onde termina, na região norte da cidade.

O trânsito em alguns pontos é tranqüilo e em outros agitado, acompanhando o duplo perfil imobiliário da rua, que alterna trechos marcados por pontos comerciais com outros exclusivamente residenciais. "É uma mescla de características", afirma Norberto Ferretti Júnior, proprietário da Apolar Alto da XV. "A parte comercial se concentra nas quadras próximas aos cruzamentos com as ruas Augusto Stresser e XV de Novembro e no Polloshop. Nas demais, o lado residencial predomina, com muitas casas bonitas, de alto padrão."

Publicidade

Para Roberto Gonzaga, diretor da Administradora Gonzaga, um aspecto que atrai o interesse por imóveis na rua e que a valoriza é a infra-estrutura. "Há praticamente de tudo na própria via ou nas suas proximidades", destaca. "Além disso, ela fica próxima ao centro."

Comércio

Segundo especialistas do mercado, a exploração do potencial comercial da rua é relativamente recente, pois até metade da década de 90 eram raras as lojas instaladas nela. "A chegada do Polloshop Alto da XV acabou atraindo outros comerciantes", diz Ferretti Júnior.

Entre as lojas da rua, destacam-se às direcionadas à mulher, como salões de beleza e espaços especializados em moda feminina. Segundo Luciane Paola Begge, proprietária da Essência Natural Cosméticos, há dois anos na Rua Camões, uma loja ajuda a outra. "Uma pode atrair a clientela de outra", comenta Luciane.