Promoção
Brindes e crédito para compra de mobiliário atraem compradores
Para estimular as vendas, algumas construtoras presenteiam os compradores dos imóveis com brindes que vão de eletrodomésticos a crédito para compra de mobiliário.Um exemplo recente é a campanha promovida pela AG7 Realty, incorporadora do empreendimento iGLOO, que será entregue em agosto deste ano. Nela, os compradores dos apartamentos ganham um projeto de decoração assinado pelo designer Marcelo Rosenbaum e uma carta de crédito no valor de R$10 mil para adquirir o mobiliário e peças de decoração em uma grande rede de lojas, parceira da ação. "A campanha é uma forma de promover o relacionamento e gerar valor para o cliente final", explica Alfredo Gulin Neto, diretor de marketing e novos negócios da AG7 Realty. A ação foi um fator decisivo para a administradora Marcia Ghisi adquirir uma unidade no empreendimento. Ela conta que estava procurando um imóvel para investir Marcia irá alugar a unidade quando optou pelo apartamento. "O fato de não precisar gastar com a contratação de um arquiteto para o estudo dos móveis planejados e ainda ter uma carta de crédito para ajudar com a aquisição do mobiliário foi fundamental para a compra", afirma.
Utilizados como estratégia para encantar os clientes e alavancar as vendas, os apartamentos decorados passaram de modelos a objetos de desejo dos consumidores. Segundo as construtoras e incorporadoras, não faltam exemplos de clientes dispostos a comprar a unidade pronta, já mobiliada, ou até mesmo os móveis e objetos de decoração avulsos, para transferi-los para a unidade nova.
Entre os atrativos para quem opta por essa alternativa estão a praticidade e a beleza dos projetos, geralmente assinados por profissionais reconhecidos no mercado.
Pronto para morar
O crescente interesse pela aquisição das unidades modelo fez com que algumas empresas adotassem medidas para facilitar a negociação com os clientes. Os corretores da construtora Thá, por exemplo, contam não somente com as informações sobre as unidades, mas também dispõem dos valores e detalhes referentes ao mobiliário e à decoração do apartamento modelo para repassá-los ao cliente interessado em adquirir a unidade pronta para morar. "A procura pelos decorados é comum nos nossos empreendimentos, por isso decidimos facilitar o acesso às informações, é uma política da empresa", conta Ana Valéria Martins, gerente comercial da Thá.
Na construtora e incorporadora Laguna, o maior interesse dos clientes é para adquirir móveis avulsos, mas já houve casos de pessoas que compraram a unidade pronta. "Temos o exemplo de um cliente que adquiriu os móveis do apartamento decorado antes mesmo do modelo ser construído, ainda na fase de projeto", conta Bianca Cassilha, gerente de incorporação da Laguna. O cliente em questão é o empresário Lorenzo Madalosso, um dos primeiros compradores do empreendimento Mai Home, recém-lançado. Ele diz que o conhecimento prévio sobre o trabalho da arquiteta Patrícia Anastassiadis, que assina o projeto, e o valor do mobiliário, menor do que se fosse adquiri-lo na loja, foram os atrativos para fechar o negócio. "Mesmo estando apena na fase do projeto, eu não comprei no escuro. Pude conferir os materiais e a forma como serão utilizados pelas projeções prévias do apartamento. Além disso, ele não virá completamente mobiliado, o que me dá liberdade de escolha para a composição de alguns espaços, como os quartos", conta.
Quando custa?
Comprar um apartamento pronto para mudar agrega valor ao preço do imóvel, uma vez que o investimento na aquisição dos móveis e objetos de decoração é antecipado para o momento do fechamento do negócio. O porcentual de aumento depende de fatores como o projeto, a qualidade dos móveis e o padrão do apartamento e pode variar, em média, de 10% a 24% sobre o valor do imóvel. Apesar do acréscimo, as construtoras e os clientes afirmam que o investimento compensa.
Bianca explica que se o mesmo projeto fosse adquirido depois, diretamente com os fornecedores das construtoras, os proprietários teriam que desembolsar valores superiores para comprar as peças. "O cliente ainda ganha tempo e agilidade, uma vez que recebe a unidade pronta para ser ocupada", acrescenta Ana Valéria.
A praticidade foi o fator decisivo para o casal José Eduardo de Almeida e Luciana Monroe, que comprou um apartamento mobiliado da Thá. Há seis meses em Curitiba, eles adquiriram uma unidade no empreendimento Cabral Country Village com o interesse de alugá-la para pessoas que venham viver na cidade. "Nós moramos num apartamento locado que já veio com os móveis. A experiência de não precisar correr atrás da mobília foi um incentivo para a compra da unidade pronta", contam.
Unidades modelo são vitrine para empresas fornecedoras
Para montar as unidades decoradas, as construtoras fazem parcerias com arquitetos e empresas de decoração que fornecem os projetos e materiais para a composição dos ambientes. Para os parceiros, os apartamentos decorados são verdadeiros cartões de visita, uma vez que possibilitam aos compradores conhecerem de perto a qualidade e o acabamento dos produtos que oferecem ao mercado.
Segundo Marcos Ferreira, gestor da Especialle Ambientes Planejados, o interesse dos clientes em reproduzir em casa o que visualizaram no decorado é real, e o fato de terem a referência sobre quem criou tal ambiente é um facilitador no momento de mobiliar o apartamento. "Entre 20% e 25% dos projetos que fechamos durante o período de trabalho com o empreendimento vêm das parcerias com as construtoras. É um número bastante representativo", destaca.
Ferreira lembra, também, que esse contato antecipado com as empresas possibilita ao cliente planejar a aquisição dos móveis, que pode ser realizada muito antes da entrega das chaves. "Assim, quando o proprietário chegar à residência já terá os móveis que poderão, inclusive, estar quitados, se ele optar por pagá-los durante o período de execução da obra", explica o gestor da Especialle.
Dou-lhe uma
Quem não recebe brindes das construtoras ou não compra as unidades já decoradas tem nos leilões virtuais outra alternativa para ter em casa peças que estiveram expostas nas unidades modelo. Na construtora Rossi, todos os itens dos apartamentos decorados e dos estandes de vendas são comercializados por meio dos leilões, que começam com lances a partir de R$10. "Participar do leilão é uma ótima oportunidade para o cliente decorar a casa com objetos de marcas famosas a preços bem abaixo dos praticados no mercado", sugere Gustavo Kosnitzer, diretor regional da Rossi.
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