A arquiteta Samara Barbosa, da Smart Arquitetura, utiliza bastante o mármore em seus projetos. Algumas das tonalidades mais preferidas são o Carrara, o Calacatta e o Branco Piguês. Outros tons mais tradicionais são o Botticino e o Travertino. Para quebrar a hegemonia dessas cores, a arquiteta sugere desenhar alguns detalhes com mármore em tons mais fortes, como o Imperador Clássico um marrom chocolate com veios em bege e o Imperador Light que lembra mais o bege. "Uso placas de 80 cm x 80 cm ou 1 m x 1 m. Fica sofisticado e neutro, o que não compromete a decoração."
Ela também aponta o uso do mármore em lareiras. "Antes se usava apenas na boca da lareira, agora não. Dá para subir na parede inteira ou em parte dela." Samara diz que a pedra esquenta um pouco, mas se a lareira for bem feita não tem perigo de superaquecer ou trincar o material. Também é possível usar o mármore nas escadas. Mas, neste caso, são usados frisos ou polimento tipo levigado, para torná-lo antiderrapante.
O mármore cai bem em pisos e é possível aquecê-lo. Ela ressalta que o que impacta no preço final não é a instalação e o sistema de calefação em si, mas a conta de luz. Para minimizar esse gasto, ela aconselha o uso de um painel digital para controlar a temperatura, o que possibilita aumentá-la aos poucos para não ocasionar picos de energia. Ela indica que mármores em tons claros precisam de impermeabilização na compra e cerca de seis ou sete meses depois, principalmente se forem colocados em áreas mais úmidas. Além do mármore, Samara cita o ônix, que é uma pedra especial e considerada semipreciosa. "É semelhante ao mármore, mas é mais delicado e translúcido", compara. Alguns desses materiais podem ser encontrados em cores mais fortes, como o Verde Pakistano ou o Marrom Fossili.Outro material que tem sido bastante usado, segundo ela, é o Silestone (marca de um produto que tem como base o quartzo). Por causa da resistência, é bem empregado em ambientes de alto tráfego, pias e tampos de mesa. É de fácil manutenção e por ser industrializado apresenta uma gama maior de cores. Já o limestone, uma pedra natural, é mais poroso e não tem tanta variação de cor e pode ser aplicado em ambientes internos e externos.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião