Unanimidade nos projetos residenciais que destacam a beleza dos ambientes, os tetos em gesso recebem cada vez mais a atenção dos proprietários e projetistas, que encontram no sistema uma solução prática para trazer exclusividade de formas e efeitos aos espaços internos. A opção pelo gesso, no entanto, demanda cuidados, principalmente com a instalação das placas.
CARREGANDO :)
Especialistas afirmam que, para garantir a segurança do sistema, o serviço deve ser realizado por empresas especializadas e profissionais treinados, além de estar aliado ao desenvolvimento de um projeto prévio, proporcionando a otimização e longevidade do teto. Casos de manchas, trincas ou quedas de parte do forro são raros e geralmente estão relacionados a falhas na instalação ou na manutenção das placas, lembra a designer de interiores Priscila Viana, da Integra Arquitetura e Interiores. “Instalação e bom acabamento em pintura são os segredos do gesso”, afirma.
Com uma execução adequada, o gesso pode rebaixar o teto, esconder vigas aparentes e tubulações e trazer outras vantagens que vão além dos atributos estéticos. Valdecir Pereira da Silva, proprietário da Gessopar, explica que o material contribui para o conforto térmico e acústico dos ambientes, além de ser um dos mais recomendados para evitar a propagação do fogo em casos de incêndios. “O gesso é mais resistente ao fogo do que a alvenaria”, aponta.
Publicidade
O arquiteto Luiz Maganhoto destaca também a agilidade na execução e a economia de recursos, uma vez que o forro de gesso dispensa a necessidade de chapisco, reboco e emboço – base para aplicação do reboco –, podendo ser aplicado diretamente sob a laje do imóvel.
Serviço
Integra Arquitetura e Interiores Tefefone: (41) 3085-5565