O número de corretores de imóveis credenciados no Paraná aumentou cerca de 15% no último ano. Segundo Alfredo Canezin, presidente do Conselho Regional dos Corretores Imobiliários (Creci-PR), essa atração se deve ao dinamismo da atividade, à flexibilidade de horário e à expansão do mercado. Mas Canezin alerta que a profissão exige atualização constante. "Ele tem de estar sempre fazendo cursos, participando de eventos, oficinas e, principalmente, se mantendo informado."
Para o presidente do conselho, o corretor de hoje é mais completo do que o de 15 anos atrás. "Antes, era só um aproximador. Hoje, ele é um consultor e faz análises de mercado."
Além de uma visão mais completa do mercado, o corretor também procurou novos locais de trabalho ao longo desta década. Há 10 anos, 60% dos corretores estavam em Curitiba. Hoje, 45% estão na capital e o restante no interior. "Isso porque abriu o espaço para o profissional. As cidades bem pequenas do interior que nunca imaginaram ter um corretor, agora têm às vezes dois, três", afirma Canezin.
Deixe sua opinião