A professora Suzana da Costa Ferreira lembra que o Jardim das Américas era tomado pelo mato quando ela morou na região pela primeira vez. Na época ela tinha apenas 11 anos havia no bairro apenas dois conjuntos habitacionais. Suzana é filha do médico Carlos Franco Ferreira da Costa, um dos pioneiros da região e responsável pela construção do hospital São Carlos, o primeiro de Curitiba no tratamento de tuberculose.
Depois, a família trocou de endereço e somente após o casamento com o também professor Evaldo Ferreira ela voltou a viver no bairro. Ambos dizem que o Jardim das Américas é muito bom para morar. "Acho que aqui é um dos únicos lugares em que os vizinhos ainda conversam um com o outro", afirma Suzana.
Ela conta que tem saudades do tempo em que acompanhava pela janela os três filhos brincando em frente de casa. Hoje, Evaldo afirma que a insegurança já chegou ao bairro. "Fomos pioneiros na criação do Conselho Comunitário de Segurança, mas também estamos enfrentando o problema da violência."
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026