"Acho que em qualquer época eu teria amado a liberdade; mas na época em que vivemos, sinto-me propenso a idolatrá-la"
(Tocqueville)

Entenda por que o Estado intervir em preços é um retrocesso

Imprimir Artigo

preços

Preços são definidos por oferta e procura.
Por isso, preços são muito mais do que apenas uma chatice com a qual você tem de arcar.
Preços são uma espécie de informação. Ou melhor dizendo: uma espécie de linguagem que transmite informação.

Preços transmitem a informação sobre a relação entre a produção e a demanda atual. Ou seja: se a quantidade produzida está bem dimensionada para a quantia demandada.

Se os preços estão subindo, é porque a produção está insuficiente. Então, ele transmite a informação: esse bem está escasso e pode faltar. Logo, o bem fica caro e as pessoas economizam. Ao mesmo tempo, sua produção torna-se mais lucrativa, atraindo mais produção.

Assim, o próprio sistema de preços num mercado livre tende, num caso como esse, a reduzir a demanda e ampliar a oferta, levando o preço para um nível mais equilibrado. Esse processo não é imediato nem infalível. Mas ele se mostrou historicamente o mais eficiente.

Por outro lado, se um preço está em queda, isso informa as pessoas de que há produção excessiva, e talvez até desnecessária. Seria melhor para a sociedade aplicar aqueles fatores produtivos em outros bens. Com o preço em queda há maior consumo porque as pessoas podem comprar mais daquele bem, conseguindo escoar a produção. E tornando-se o respectivo fornecimento menos lucrativo empreendedores abandonam aquele setor e vão se instalar em outros nos quais há indícios de maior demanda pela elevação dos preços relativos.

Assim, o problema tende a se corrigir.

Nesse sistema, as opções das pessoas manifestadas pela demanda tendem a direcionar o próprio processo produtivo.

Além de que se você tiver um mercado livre e competitivo, os agentes fornecedores terão de concorrer pela adesão de clientes, mediante a oferta de produtos melhores aos menores preços possíveis.

Por isso, em sistemas de livre mercado vige a soberania do consumidor.

Agora, quando há manipulação coercitiva de preços é como se você mentisse.

Se os preços são reduzidos artificialmente, você está transmitindo a informação de que o bem é abundante, embora não seja. Isso agrava o problema: isso causará uma redução da produção e do investimento no setor, porque ele ficará menos lucrativo, prejudicando a oferta futura. Ao mesmo tempo em que haverá aumento da demanda pressionando ainda mais os preços.

Por isso, quando algo está ficando caro, não adianta lutar contra os preços. Você tem de lutar contra ineficiência na produção do bem.

Por exemplo: encerrando monopólios e estabelecendo um mercado livre e competitivo; favorecendo investimento em tecnologia que melhore a produção; abrindo seu mercado para investimento estrangeiro etc.

Lutar contra preços é lutar contra a realidade.
É como ficar brabo com a pessoa que lhe avisou que seu parceiro está te traindo ao invés de ficar revoltado com a traição em si.

Compartilhe:

8 recomendações para você

Desenvolvido por bbmarketing.com.br