A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz, nesta terça-feira (18), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com o jogo Baleia Azul, que circula em redes sociais. As informações são da Agência Brasil.
O jogo Baleia Azul é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e WhatsApp e instiga os participantes, em maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio.
Leia também: Eu tentei jogar o game de suicídio e o resultado é surpreendente
Os mandados expedidos pela Justiça estão sendo cumpridos em 20 municípios de nove Estados brasileiros, entre eles, o Rio de Janeiro.
A operação, chamada Aquarius, está sendo coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil fluminense.
Leia também: Jogo Baleia Azul faz disparar procura pelo Centro de Valorização à Vida
O Ministério da Justiça já havia identificado casos suspeitos de mortes de adolescentes ligados ao jogo em Belo Horizonte, Pará de Minas (MG), Arcoverde (PE) e também nos Estados de Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Paraíba.
Instigar o suicídio é crime, com pena de um a três anos se a instigação resultar em lesão corporal grave. Pessoas que precisam de apoio podem acessar o CVV (Centro de Valorização da Vida), por meio do telefone 144. O centro também disponibiliza contato por e-mail, chat ou Skype 24 horas por dia.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo