Não é novidade que os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas vidas de crianças e adolescentes. O desafio é além de orientar e motivá-los a explorar os mais diversos recursos como ferramentas pedagógicas, conscientizá-los sobre o uso responsável das ferramentas já conhecidas por eles. Foi pensando nisso, que a professora Gislaine Cristina da Silva desenvolveu algumas atividades com os alunos do 8º ano, da Escola Bairro Novo – CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, localizada em Curitiba.
Primeiramente, os alunos responderam a um questionário, com o objetivo de coletar dados sobre o uso da internet. As perguntas eram sobre o tempo em que os estudantes passavam na internet, os horários de maior acesso e o que eles consideravam como exagero referente à quantidade de horas em que ficavam conectados.
Os dados foram tabulados e transformados em um gráfico. Com os resultados, a professora constatou que apenas uma pequena parcela dos alunos não possuía celular ou acesso a internet. A partir disso, ela pôde elaborar um plano de ação e pensar em alternativas para utilizar recursos tecnológicos em sala de aula.
Os estudantes também realizaram entrevistas com os profissionais da educação do colégio, abordando o tema “o que é ser ético na internet”. Entre os entrevistados, estavam a pedagoga e o vice-diretor da escola. As respostas englobaram o conceito de ética e algumas dicas de como aplica-la nas redes. As entrevistas foram realizadas no formato de vídeo.
Na prática
A professora apresentou aos alunos o artigo Adoslescentes são os que mais compartilham Fake News, publicado na edição semanal da Gazeta do Povo. A proposta da atividade foi utilizar memes, buscando desenvolver uma conduta ética na internet. Eles conheceram a origem do termo meme e analisaram alguns memes disponibilizados.
Durante a atividade, foi possível perceber que o meme não deve ser usado como uma forma de humilhação ou de espalhar boatos e sim como um recurso divertido que também leva ao aprendizado. Para concluir o trabalho, os alunos criaram alguns memes.
Gislaine usou ainda o artigo Educação Financeira em Quadrinhos para inspirar os alunos a produzirem HQs. Foram utilizados softwares gratuitos para o desenvolvimento da atividade. Os alunos foram desafiados a utilizar uma linguagem lúdica e a abordar temas do dia a dia do universo on-line.
Com essas atividades foi possível que os alunos explorassem ferramentas e recursos que eles já conheciam e os utilizassem como recursos de aprendizagem diferentes e interativos. Eles também puderam refletir e relacionar essas ferramentas com o uso da internet de maneira ética e saudável.
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