Transformar o país em uma sociedade efetivamente leitora é um desafio, de acordo com o Instituto Pró-Livro que, na quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, convida à reflexão.
A pesquisa mais recente, realizada em 2015 com 5.012 entrevistados, aponta que apesar de um aumento de apenas 6% no número de leitores desde o último levantamento (2011), é possível ser otimista.
O documento assegura ainda que “além de inquestionável propulsor do saber, o livro precisa ser valorizado como importante fonte de crescimento pessoal e de entretenimento”.
As unidades do Colégio Sesi de Arapongas e Rolândia, no Norte do estado, vêm fazendo a sua parte. Para incentivar o hábito da leitura, aproximar os alunos da biblioteca e valorizar o Dia Mundial do Livro, comemorado em 23 de abril, os colégios promoveram uma série de ações.
A ideia foi de Paulo Roberto Morelli, bibliotecário das unidades. “Com essas ações, quisemos incentivar que os alunos melhorem a escrita, assim como viabilizar a participação e a integração de todos eles na escola”, afirma.
Programação de incentivo
Durante quinze dias as atividades mobilizaram quase 200 estudantes da Educação Infantil, Ensino Médio e Aprendizagem Industrial. Foram workshops e oficinas, realizadas a partir da parceria com o Projeto Ler e Pensar, do jornal Gazeta do Povo. “A ligação se dá pelo incentivo à leitura, de melhoria da escrita como forma de apropriação de conhecimento e da melhoria na comunicação”, explica Paulo.
Outra ação que movimentou as unidades foi o Amigo Livro, em uma referência às tradicionais brincadeiras de Amigo Secreto. No dia da revelação, a troca de presentes envolveu exemplares de livros. Para os alunos da Educação Infantil, o workshop abordou os diferentes meios de comunicação impressa.
Além do incentivo frequente da escola, Nicole Batista dos Santos Alves, de 16 anos, que está na segunda série do Ensino Médio no colégio de Arapongas, teve sempre o estímulo da mãe. Ela conta que seu nome foi inspirado pela personagem de um livro lido pela mãe durante a gravidez.
Jovem escritora
“As ações do colégio foram boas e incentivadoras. Normalmente vemos pessoas ligadas no celular ou nas redes sociais, mas que não leem”. Nicole diz que lê em média dois livros por semana. Prefere os de aventura ou fantasia, mas procura livros de áreas diferentes, que compra ou empresta na biblioteca da escola.
Para presentear no dia do Amigo Livro, escolheu “Diário de uma Paixão”, do autor Nicholas Sparks. “Minha amiga secreta disse que queria um romance e eu gostei da sinopse desse”, afirma a aluna, que explica ainda ter ficado feliz também com o livro que ganhou: “Seis Anos Depois”, de Harlan Coben. “É um livro de suspense. Eu pensei que era diferente, mas me surpreendi positivamente com ele”.
Nicole acredita que a leitura a ajuda a escrever. A jovem está trabalhando em seu segundo livro. “O primeiro está pronto e é parte de uma trilogia. Agora estou em contato com uma editora para publicar”.
Projeto permanente
A adesão dos estudantes das unidades do Colégio Sesi de Arapongas e Rolândia às ações foi integral. “Considerando a participação e os relatos dos alunos e professores, quanto à troca de livros e os temas dos workshops, a programação deve fazer parte dos projetos permanentes”, afirma Paulo, que teve o apoio de toda a comunidade escolar e principalmente das professoras Scheila Cristina Coelho, de Português, Andressa de Oliveira, de Produção de Texto, e de Sheila Conceição Bruz, da Educação Infantil.
O texto foi produzido pela Gerência de Educação Básica e Continuada do SESI, que mensalmente mostrará neste espaço os resultados do Projeto Ler e Pensar em suas escolas.
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