A capital paranaense já pode ser considerada uma jovem senhora. Com seus 326 anos, Curitiba encanta pelo verde, pela limpeza e pela organização do transporte público. Considerada um lugar de “turismo de negócios”, a cidade conta com hotéis e centros de eventos capazes de suportar desde pequenas reuniões até grandes shows internacionais, atraindo cada vez mais pessoas pelo turismo, que costuma ter um preço mais atrativo que em outras capitais.
A Gazeta do Povo publicou em 17 de maio deste ano a matéria "As várias Curitibas vistas de cima da Linha Turismo", onde relata a experiência dos visitantes que passeiam no ônibus de dois andares pela cidade, apreciando 25 atrativos em um roteiro que dura aproximadamente três horas e dá ao turista a opção de desembarcar e embarcar novamente em qualquer ponto que deseje. Segundo o texto, o que mais atraiu a atenção dos turistas foi a forma como “do alto” é possível conhecer várias Curitibas. “A Curitiba dos parques, da imigração italiana, polonesa, a urbana, o centro histórico”, enfatiza a professora Ileizi Fiorelli, londrinense fã da capital, que fazia o tour pela quarta vez.
História e Turismo
Inspirada pela matéria e em busca de descobrir quais são as Curitibas que os seus alunos conhecem, a professora Micheli Barbara Soares Panzarini, da Escola Municipal Sady Souza, de Curitiba, desenvolveu mais uma prática a respeito da mobilidade urbana. Ela já vinha trabalhando o tema com seus alunos do 5º ano, no projeto intitulado Biarticulando Saberes, desde o início do ano letivo (nós contamos como foi a primeira parte da prática, clique aqui para conferir.) Uma das atividades desenvolvidas envolvia a produção de um vídeo, que foi gravado pelas crianças na visita realizada à URBS (Urbanização de Curitiba) e premiado por um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. A recompensa? Um passeio na linha turística para toda a turma!
Com o reconhecimento, os estudantes ficaram ainda mais motivados. Eles continuaram acompanhando as notícias sobre a cidade, realizaram contações de histórias sobre a capital na hora do recreio, fizeram pesquisas de campo para entender como outros colegas percebiam a cidade onde vivem e produziram cartinhas para a Curitibete (personagem criado para incentivar nas crianças o amor pela cidade). A professora aproveitou o interesse dos alunos pelo assunto para explorar esse conteúdo nas aulas de história, onde a turminha teve uma surpresa muito especial: a presença da própria Curitibete.
Com tanta informação em mãos, era preciso divulgar todo esse trabalho, então, os alunos criaram um podcast, contando como é Curitiba sob o seu ponto de vista, onde destacam aquilo que mais gostam, como as paisagens verdes e as praças, mas também chamam atenção para o que precisa melhorar, como a segurança nos parques.
Depois de tanta preparação, chegou a hora do passeio. As crianças ficaram encantadas com a nova percepção da cidade, conseguiram construir conhecimentos significativos e ligar tudo o que viam em sala de aula com a realidade, mas segundo Micheli, o maior ganho talvez tenha sido com relação à autoestima dos alunos que perceberam que o passeio aconteceu por mérito deles e do trabalho que realizaram juntos, durante todo o ano.
Pensa que acabou por aí? A professora e a turma já aguardam ansiosas pela próxima parada, que envolverá membros da SETRAN e do DETRAN na escola. “O trânsito será ressignificado do ponto de vista dos estudantes e professora. Enquanto isso a preparação para viver esses grandes momentos do Biarticulando Saberes continua”, relata empolgada a docente.