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Cientistas Mirins em Limeira – São Paulo 
| Foto: Professora Náyra

Segundo dos dados do Governo Federal (2023) a cidade de Limeira possui cerca de 4% da população em áreas de risco de deslizamento, enchentes e enxurradas, isso representa mais de 11 mil cidadãos.  O perigo para a população é tão grande que no último mês a prefeitura desenvolveu o Programa Preventivo Chuvas de Verão 2024/2025, garantindo a criação de um gabinete para gestão de crise para acolher, assistir e ajudar a população das áreas de risco do município.  

A professora Náyra Rafaéla Vido e o professor Vinícius Akira Sugae, finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, lideraram os alunos do 6º ano B da Escola Estadual Brasil no desenvolvimento de um sistema que pudesse, além de monitorar e alertar sobre os riscos de enchente e deslizamento, prevenir os impactos negativos e promover segurança e bem-estar dos moradores, o AquaTerraAlert.  Esse projeto, além de abordar a questão da segurança local, alinha-se aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), como o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), promovendo a resiliência climática e a sustentabilidade urbana.

O desenvolvimento do AquaTerraAlert foi uma experiência de aprendizado interdisciplinares. Com o apoio dos professores, os estudantes aplicaram conhecimentos de Ciências para entender os impactos das mudanças climáticas e de Geografia para analisar as áreas de risco em Limeira. A Matemática foi essencial na tabulação dos dados e na elaboração de códigos, enquanto a Tecnologia e Inovação possibilitaram a construção do protótipo. Em História, os alunos investigaram eventos de desastres naturais para contextualizar o projeto, e em Língua Portuguesa, aprimoraram suas habilidades de comunicação ao criar materiais educativos e relatórios. A criação de cartazes e jogos interativos foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de colaboração e expressão.

O projeto foi estruturado em etapas que começaram com pesquisas detalhadas sobre deslizamentos e enchentes, usando dados históricos e informações de fontes como a Defesa Civil. Com base nessas descobertas, os alunos planejaram e desenvolveram os protótipos, integrando sensores de umidade e LEDs com a ajuda do Tinkercad, uma plataforma de design 3D. Na sequência, elaboraram materiais educativos para disseminar o conhecimento adquirido. O projeto culminou em um workshop, onde apresentaram os protótipos à comunidade, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção de desastres. 

| Professora Náyra

No workshop realizado na Escola, pais, colegas e representantes da Defesa Civil participaram e puderam ver o protótipo em ação. A comunidade ficou impressionada com o trabalho dos alunos e reconheceu a importância de um sistema de alerta antecipado. Segundo os dados do evento, 94% dos participantes concordaram que a ferramenta pode salvar vidas e ajudar a comunidade a se preparar melhor para os desastres naturais. 

Os planos para o futuro incluem a ampliação do alcance do AquaTerraAlert. A professora e os alunos desejam fortalecer parcerias com a Defesa Civil e outras entidades locais, compartilhando os resultados e a importância do projeto em mais áreas da cidade. Com a tecnologia como aliada, o AquaTerraAlert é um exemplo de como a educação STEAM pode unir aprendizado e ação social, preparando comunidades para enfrentar desafios climáticos de forma mais eficaz. 

Por sua prática, que, além de utilizar tecnologias para resolver problemas locais, promoveu a conscientização ambiental, a professora Náyra Rafaéla Vido foi reconhecida com menção honrosa no Professor do Ano - LeP 2024. O projeto AquaTerraAlert é um exemplo de como a educação inovadora pode fazer a diferença na vida das pessoas e tornar as comunidades mais seguras e resilientes. 

Quer conhecer outras práticas inovadoras e que promovem o tema? Fique de olho na coluna do Ler e Pensar na Gazeta do Povo, clique aqui para acessar.

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