Segundo dos dados do Governo Federal (2023) a cidade de Limeira possui cerca de 4% da população em áreas de risco de deslizamento, enchentes e enxurradas, isso representa mais de 11 mil cidadãos. O perigo para a população é tão grande que no último mês a prefeitura desenvolveu o Programa Preventivo Chuvas de Verão 2024/2025, garantindo a criação de um gabinete para gestão de crise para acolher, assistir e ajudar a população das áreas de risco do município.
A professora Náyra Rafaéla Vido e o professor Vinícius Akira Sugae, finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, lideraram os alunos do 6º ano B da Escola Estadual Brasil no desenvolvimento de um sistema que pudesse, além de monitorar e alertar sobre os riscos de enchente e deslizamento, prevenir os impactos negativos e promover segurança e bem-estar dos moradores, o AquaTerraAlert. Esse projeto, além de abordar a questão da segurança local, alinha-se aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), como o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), promovendo a resiliência climática e a sustentabilidade urbana.
O desenvolvimento do AquaTerraAlert foi uma experiência de aprendizado interdisciplinares. Com o apoio dos professores, os estudantes aplicaram conhecimentos de Ciências para entender os impactos das mudanças climáticas e de Geografia para analisar as áreas de risco em Limeira. A Matemática foi essencial na tabulação dos dados e na elaboração de códigos, enquanto a Tecnologia e Inovação possibilitaram a construção do protótipo. Em História, os alunos investigaram eventos de desastres naturais para contextualizar o projeto, e em Língua Portuguesa, aprimoraram suas habilidades de comunicação ao criar materiais educativos e relatórios. A criação de cartazes e jogos interativos foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades de colaboração e expressão.
O projeto foi estruturado em etapas que começaram com pesquisas detalhadas sobre deslizamentos e enchentes, usando dados históricos e informações de fontes como a Defesa Civil. Com base nessas descobertas, os alunos planejaram e desenvolveram os protótipos, integrando sensores de umidade e LEDs com a ajuda do Tinkercad, uma plataforma de design 3D. Na sequência, elaboraram materiais educativos para disseminar o conhecimento adquirido. O projeto culminou em um workshop, onde apresentaram os protótipos à comunidade, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção de desastres.
No workshop realizado na Escola, pais, colegas e representantes da Defesa Civil participaram e puderam ver o protótipo em ação. A comunidade ficou impressionada com o trabalho dos alunos e reconheceu a importância de um sistema de alerta antecipado. Segundo os dados do evento, 94% dos participantes concordaram que a ferramenta pode salvar vidas e ajudar a comunidade a se preparar melhor para os desastres naturais.
Os planos para o futuro incluem a ampliação do alcance do AquaTerraAlert. A professora e os alunos desejam fortalecer parcerias com a Defesa Civil e outras entidades locais, compartilhando os resultados e a importância do projeto em mais áreas da cidade. Com a tecnologia como aliada, o AquaTerraAlert é um exemplo de como a educação STEAM pode unir aprendizado e ação social, preparando comunidades para enfrentar desafios climáticos de forma mais eficaz.
Por sua prática, que, além de utilizar tecnologias para resolver problemas locais, promoveu a conscientização ambiental, a professora Náyra Rafaéla Vido foi reconhecida com menção honrosa no Professor do Ano - LeP 2024. O projeto AquaTerraAlert é um exemplo de como a educação inovadora pode fazer a diferença na vida das pessoas e tornar as comunidades mais seguras e resilientes.
Quer conhecer outras práticas inovadoras e que promovem o tema? Fique de olho na coluna do Ler e Pensar na Gazeta do Povo, clique aqui para acessar.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Deixe sua opinião