Um grupo de mobilizadores, formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores, estudantes, educadores, empreendedores, arquitetos, jornalistas, cineastas e pesquisadores, se reuniu na noite de ontem (02) para a primeira reunião da Rede Curitibana para Transformação Educacional (RCTE). O ato presencial, realizado na Agência Curitiba, oficializou a criação da Rede, que até então estava sendo articulada por uma rede social.
Mais de 30 pessoas estavam presentes no evento, incluindo representantes do Ler e Pensar. Após dinâmicas e discussões foram definidas frentes de atuação para estimular a inovação educacional na cidade, como desenvolvimento do Território Educativo; mapeamento de projetos e iniciativa na cidade e a criação do Núcleo Local da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
O objetivo agora é organizar a Rede em grupos de trabalho para que estes possam dar encaminhamentos às provocações levantas e consigam evoluir em cada uma das frentes. Segundo Mariane Maio, gestora do Ler e Pensar e participante da RCTE, “este é um movimento necessário e importante para que cada vez mais Curitiba e o estado do Paraná ocupem um lugar de destaque quando o assunto é educação e impacto social”.
De acordo com Tathyana Gouvêa, uma das incentivadoras da Rede, a reunião destes diversos públicos foi bastante rica. “Foi muito interessante ver quanta potência, quanta energia, quantos projetos já são feitos e quantos poderemos fazer juntos”, disse.
Amanda Malucelli, facilitadora do encontro, citou Yogi Bhajan: “nós somos aqueles que estávamos esperando”. A próxima reunião do grupo ocorrerá ainda em outubro, para que sejam estabelecidos os grupos de trabalho e os inícios das atividades.
Quem tiver interesse em ingressar na Rede, deve procurar o grupo no Facebook com o nome: Rede Curitibana para Transformação Educacional
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião