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Em 2017 o Ministério da Educação apresentou a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde pela primeira vez, um documento de caráter normativo aplicado à Educação Básica, aponta para a necessidade do desenvolvimento de competências nos estudantes relacionadas ao uso de tecnologias.
Apesar do caráter inovador do documento, o avanço das tecnologias e a constante transformação do mercado de trabalho reforçam a necessidade de uma educação que garanta uma formação sólida e conectada às realidades contemporâneas. Temas como ciência, tecnologia e a relação com o mundo do trabalho tornam-se cada vez mais essenciais para preparar os jovens para os desafios e oportunidades de um presente e futuro amplamente mediado por tecnologias.
Dessa forma, é fundamental que a escola, com intencionalidade pedagógica, alinhe-se a uma educação que priorize o uso de metodologias ativas integradas às tecnologias tradicionais, contemporâneas e emergentes. Isso implica compreender as tecnologias não apenas como ferramentas para a transmissão de saberes, mas como um meio que potencializa a construção de conhecimentos, promovendo o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem.
Conceitualmente, a tecnologia pode ser entendida como um processo de produção voltado a atender as necessidades humanas, sociais, econômicas, culturais, ambientais e políticas de um determinado momento histórico. Quando vista como um processo, educar na perspectiva da tecnologia significa ir além da técnica, integrando-a de forma intencional e estratégica a todas as etapas do desenvolvimento dos projetos educativos.
Esse posicionamento já é uma realidade na Rede Sesi, que se destaca como referência, especialmente nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Nesse contexto, a robótica educacional emerge como um diferencial significativo, funcionando como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que fomentam a resolução de problemas, a criatividade, a organização, a concentração, o trabalho em equipe e a inovação, por meio da integração de diferentes recursos tecnológicos.
A Robótica Educacional: Implementação da Educação Tecnológica na Rede Sesi do Paraná de Educação Básica.
Por meio de uma parceria entre a LEGO® Education e o Sesi desde 2012, diversas práticas, torneios e festivais são promovidos nos Colégios Sesi em todo o Estado do Paraná, destacando-se como um diferencial significativo na implementação da
educação tecnológica. A robótica educacional no Sesi Paraná tem se mostrado uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que fomentam a resolução de problemas, a criatividade, a organização, a concentração, o trabalho em equipe e a inovação. Além do Sesi Paraná ser um dos SubOperadores Oficiais da First para a realização dos Torneios Oficiais das Temporadas. Algumas das ações que realizamos na prática dos Colégios Sesi são:
Torneios de Robótica: Os torneios de robótica promovidos pelo Sesi são eventos anuais que reúnem estudantes de diversas escolas para competirem em desafios que envolvem a construção e programação de robôs. Esses torneios incentivam os alunos a aplicar conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática em situações práticas, além de promoverem o espírito de colaboração e competição saudável.
Festivais de Educação: São organizados pelo Sesi como oportunidades para os estudantes apresentarem seus projetos de robótica e outras iniciativas tecnológicas para a comunidade. Esses eventos destacam o talento e a criatividade dos estudantes, além de incentivar a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
Parcerias com Indústrias: O Sesi estabelece parcerias com indústrias locais para proporcionar aos alunos experiências práticas e contato direto com profissionais da área. Essas parcerias permitem que os estudantes visitem fábricas, participem de workshops e palestras, e desenvolvam projetos de tecnologia e robótica em conjunto com mentores da indústria, alinhando a educação com as necessidades do mercado de trabalho.
Projetos Interdisciplinares: A robótica educacional é integrada a projetos interdisciplinares que envolvem várias áreas do conhecimento, como artes, ciências humanas e sociais. Por exemplo, os estudantes podem desenvolver robôs que recriam cenas históricas ou que desempenham funções que abordam questões sociais e ambientais. Dessa forma, a tecnologia é utilizada como um meio de aprofundar o entendimento e a aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula.
Clubes de Robótica: Os clubes de robótica do Sesi são espaços extracurriculares onde os alunos podem explorar e aprofundar seus conhecimentos em robótica e programação. Esses clubes oferecem um ambiente colaborativo onde os estudantes podem trabalhar em projetos de longo prazo, participar de competições e desenvolver suas habilidades tecnológicas de forma contínua.
Esses exemplos demonstram como os Colégios Sesi tem colocado em prática a educação tecnológica através da robótica educacional, promovendo um aprendizado significativo e alinhado às demandas contemporâneas por meio de uma educação integrada à tecnologia.



