Pequenos gestos podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas. É o que nos mostra a matéria da Gazeta do Povo, publicada em março desse ano, sobre a história de motoristas de aplicativos que fazem corridas de graça para pacientes em tratamento no hospital Erasto Gaertner. Em um mundo cada vez mais individualista, ações como essa servem de inspiração para continuar acreditando na bondade das pessoas, usando isso como exemplo para as crianças de hoje, para que elas se tornem adultos mais empáticos, reflexivos e propagadores da corrente do bem no amanhã.
A professora Luciane Schroder já percebia a importância de trabalhar temas como a solidariedade com os seus alunos, como forma de conscientização, visando despertar a cooperação deles. Afinal, todos têm algo que possa ser usado para ajudar o próximo. A partir da leitura da matéria da Gazeta, várias ideias com a temática da corrente do bem foram surgindo.
Mais do que ideias, atitude!
A prática foi realizada com os alunos do 5º ano. E foram desenvolvidas ações tão legais, que a professora, participante do Ler e Pensar 2019, foi uma das ganhadoras da Missão Premiada de Junho, empatando o 1º lugar. Primeiramente, os alunos foram levados a refletir sobre as possíveis formas de ajudar as pessoas. Uma das respostas foi com a doação. Assim, como tarefa de casa, eles deveriam olhar o que eles tinham em casa que poderia ser doado, depois, eles criaram cartazes de propaganda publicitária divulgando o objeto a ser doado e o porquê dele ser importante.
Muitas ideias surgiram: doar livros para a biblioteca da escola, pois eles ajudam na construção do conhecimento. Doar mudas de hortaliça para a escola, para uma alimentação saudável. Doar produtos de higiene para a Fundação Hospitalar, pois nem todas as pessoas têm condições de comprar esses produtos para a sua higiene pessoal, entre outras ideias.
Com todas as ideias na ponta do lápis, é hora da ação! Os alunos fizeram várias visitas de campo. Como a cooperação é muito importante nesses casos de mobilização, uma das vistas foi em uma cooperativa de material reciclável, onde eles puderam entender como funciona o trabalho cooperativo e a importância da reciclagem para um mundo sustentável.
Sabendo da importância do protagonismo dos profissionais do futuro, os alunos também conheceram uma cooperativa de crédito, aprendendo também sobre empreendedorismo. Eles também conheceram indústrias, para entenderem como o trabalho em equipe é importante para que uma empresa se desenvolva com sucesso. Após essas visitas, eles produziram textos e realizaram jogos matemáticos e situações problemas, para aguçar o espirito empreendedor.
Depois, vendo que eles já estavam afiados sobre o tema, o negócio foi compartilhar conhecimentos e ideias. Com a ajuda da cooperativa de crédito, eles realizaram um workshop, convidando os alunos do 3º, 4º e outra turma do 5º ano, ministrando palestras em que os participantes receberam até certificado com carga horária! Além disso, uma rede de Supermercados contribuiu com a doação de escovas de dente para os kits de higiene pessoal que foram doados ao hospital.
Os alunos também fizeram cartazes mobilizando toda a comunidade escolar, para
receber as doações. Brinquedos foram doados para duas creches, livros e
hortaliças foram doados para a escola, os kits de higiene foram montados e
doados para a Fundação Hospitalar de Piên, em que os alunos, inclusive, puderam
conhecer toda a estrutura do local, no dia da entrega. Até um inalador foi doado
para a Unidade de Saúde do bairro. Além disso, com todas as doações de roupas
recebidas, a escola promoveu um bazar beneficente, onde toda a verba arrecada
foi revertida em materiais de uso da própria escola.
A professora ficou muito satisfeita com a dedicação dos alunos e o empenho de toda a comunidade escolar. “As atividades desenvolvidas, a partir da leitura da matéria do jornal Gazeta do Povo, colaboraram para um trabalho multidisciplinar que superou nossas expectativas. [...] os alunos aprenderam várias habilidades como: aprender coletivamente, interagir, dialogar, cooperar uns com os outros e construir o conhecimento através da leitura, pesquisa, planejamento, divisão de tarefas em busca de soluções para que conseguissem alcançar seus objetivos”, afirma Luciane.
Ela ainda ressalta a importância de relacionar a prática pedagógica com a 9ª competência da BNCC, que trata sobre o diálogo, a cooperação e exercitar a empatia “que precisa ser resgatada na atual sociedade em que vivemos, onde o que tem prevalecido é ter e não o ser”, finaliza a professora.