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O estado do Amazonas tem enfrentado episódios cada vez mais severos de seca e estiagem desde 2023, com impactos que se estendem a 90% de seus municípios. Essa crise climática tem provocado uma série de desafios para a população, afetando desde o abastecimento de água até o transporte e a economia local. Segundo a Defesa Civil, os prejuízos acumulados já ultrapassaram meio bilhão de reais em 2024, refletindo os danos causados à infraestrutura, à agricultura e às comunidades ribeirinhas. 

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Na cidade de Parintins, famosa por seu icônico Festival dos Bois Caprichoso e Garantido, a situação é ainda mais alarmante. Em 2023, o Rio Amazonas atingiu níveis críticos, registrando a pior seca dos últimos 49 anos. Essa realidade trouxe grandes dificuldades para os feirantes locais, que dependem dos rios para o transporte e abastecimento. É nesse cenário que surge a prática da professora Mary Sônia Dutra de Alencar com a sua turma de 3º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Carmo

O projeto surgiu a partir da observação das dificuldades enfrentadas pelos feirantes devido à seca dos rios e à escassez de chuvas. A professora aproveitou a curiosidade dos alunos para abordar temas como mudanças climáticas, conservação de recursos e consumo consciente. Utilizando a metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), Mary Sônia criou um caminho inovador de aprendizagem que conecta conhecimento científico com desafios reais da comunidade. 

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O processo começou com aulas de campo, onde os estudantes registraram as condições das feiras e conversaram com os feirantes. Motivados a buscar soluções, eles aprenderam sobre compostagem, elaboraram materiais educativos e incentivaram a produção de sacolas reutilizáveis, em parceria com costureiras locais, para reduzir o uso de plásticos. Observando de perto os desafios ambientais locais, os estudantes desenvolveram soluções criativas e práticas: 

  • Criação de uma horta escolar colaborativa 
  • Desenvolvimento de estratégias sustentáveis para feirantes 
  • Produção de vídeos educativos sobre compostagem 

Além disso, em colaboração com o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), os alunos aprenderam sobre circuitos elétricos e placas solares, criando protótipos de um bebedouro e banheiro sustentável movidos a energia solar. A iniciativa demonstrou como a inovação pode ser aplicada para melhorar a vida da comunidade e reduzir impactos ambientais. 

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Por sua prática, que conectou os desafios ambientais à inovação educacional e ao engajamento coletivo, a professora Mary Sônia Dutra de Alencar recebeu menção honrosa no Prêmio Professor do Ano - Ler e Pensar 2024 e venceu na Liga STEAM 2024 na categoria Ensino Fundamental I. O projeto “Feiras Verdes e Mudanças Climáticas” é um exemplo de como a educação pode inspirar soluções sustentáveis e preparar os jovens para um futuro mais verde e consciente.

Quer conhecer mais sobre essa prática? Assista ao vídeo no YouTube e acompanhe cada etapa dessa jornada inspiradora: Clique aqui para assistir

Quer conhecer outras práticas inovadoras e inspiradoras? Acompanhe a coluna Ler e Pensar na Gazeta do Povo. Clique aqui para acessar.