Fazer com que as crianças se alimentem de maneira saudável pode ser um desafio para muitas famílias. Muitos pequenos ainda têm resistência em comer verduras, legumes e até algumas frutas. Segundo a notícia publicada na Gazeta do Povo, uma das melhores estratégias para convencer as crianças de comer alimentos saudáveis é explicar para elas os benefícios de cada um. Um estudo realizado na Universidade Estadual de Washington e na Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, revela que há o dobro de chances das crianças aceitarem alimentos mais saudáveis quando é explicado o porquê comer e em termos que elas conseguem entender. Um exemplo apresentado na matéria é o caso do Popeye, que fica forte comendo espinafre, o que fez com que o consumo de espinafre aumentasse entre as crianças na década de 30.
Além das famílias, a escola também pode ajudar as crianças a entender mais sobre os alimentos e foi isso o que a professora Geruza Canton Fonseca Silva, da Escola Municipal Pilzarzinho, localizada em Curitiba, fez. Ela desenvolveu algumas atividades com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a partir da matéria da Gazeta, que foi debatida entre os estudantes. A partir disso, a professora ajudou a inserir as turminhas em todos os processos necessários para o cultivo dos vegetais na horta escolar, desde a pesquisa, usando a internet como recurso, buscando as melhores épocas para plantio, o espaçamento das mudas, o ciclo de cada planta, entre outros. Nisso, as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática foram usadas, para que os alunos, além de interpretar as informações que encontravam, soubessem utilizar as medidas corretas na hora do plantio.
1, 2, 3, gravando...
As crianças participaram de todo o processo mão na massa da horta também, plantando, calculando o espaço entre as mudas, depois colhendo e até na higienização dos alimentos. Geruza, que é professora do Ler e Pensar e já sabe sobre a importância das mídias para um aprendizado mais significativo, decidiu, junto com a turma, criar um vídeo com dicas de como fazer uma horta saudável. O resultado ficou muito fofo e com certeza os influencers mirins vão ajudar muita gente a se alimentar melhor.
A docente nos conta que, depois das atividades desenvolvidas, as crianças além de se alimentarem bem melhor, agora passaram ao menos a experimentar, inclusive aquelas que antes não queriam sequer provar os vegetais. Elas queriam provar aquilo que elas mesmas haviam plantado e muitos alunos adquiriram o hábito da alimentação saudável. Ela ainda relata que o uso do jornal tem sido fundamental na sua prática diária. “O jornal é a base do nosso trabalho. As crianças já estão acostumadas a perguntar o que vamos ler no jornal para melhorar os nossos hábitos alimentares, além de possibilitar o contato maior com a tecnologia, por ser digital, pois traz mais aceitação das crianças o recurso de ler na tela”, afirma.
Clique aqui e confira aqui o vídeo realizado pelas turminhas.