Quantos influenciadores digitais você segue em suas redes sociais? Seja qual for o conteúdo, maquiagem, carros, finanças, políticas ou até mesmo moda, os influencers estão por toda a internet. Segundo a agência YOUPIX (2023), somente no Brasil há cerca de 20 milhões de criadores de conteúdo digital, mas será que eles realmente causam alguma influência na vida da população?
A resposta é sim! Mais de 40% da população brasileira já realizou compras por influência de famosos na internet, os dados são do portal E-commerce Brasil. Se algumas pessoas na internet conseguem influenciar quase metade da população brasileira, por que não influenciar as pessoas para causas importantes?
É pensando nisso que a professora Rute Lopes Meirelles Saraiva, da Escola Municipal Professora Noêmia Ribeiro do Amaral (Paranavaí), elaborou um projeto para transformar os seus alunos em influenciadores. O projeto desenvolvido com o 5º ano foi intitulado como “Influencers da Paz”. O intuito era trazer o protagonismo dos alunos e o poder de influenciar uns aos outros, a fim de promover a paz. Por meio dele, a turma foi instigada durante todo o período letivo a realizarem atividades que contribuíram para promover essa paz no ambiente escolar e comunidade em que vivem.
Ao longo dos meses, os estudantes passaram por aulas em que discutiram o que é “paz”, inclusive compararam textos informativos com a música “Soldados da Paz”. Em seguida, os influencers da paz se aprofundaram no tema “Desinformação” por meio de infográficos, charges, tirinhas e publicidades. Com tanta bagagem, eles estavam capacitados para identificar o que seria “Fato” ou “Boatos.
Por meio desse projeto, os estudantes passaram a influenciar os seus familiares! O objetivo era que eles promovessem a paz em seus lares ao identificarem se uma notícia divulgada por meio do WhatsApp. Além disso, os jovens cidadãos digitais levaram essa influência para além de suas famílias, passando a influenciar toda a sua comunidade.
Além dessas ações desenvolvidas com seus familiares e conhecidos, os Influenciadores da Paz promoveram:
- campanha de conscientização sobre autismo, conscientizando a população de que vacinação não é uma das causas da TEA (Transtorno do Espectro Autista);
- campanha de arrecadação de recursos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Durante todo o desenvolvimento do projeto, a professora utilizou os materiais do Ler e Pensar para fundamentar o tema e a relevância do assunto. Além do Glossário de Cidadania Digital, que ampliou o vocabulário dos alunos sobre o mundo digital, Rute utilizou o Quiz da Desinformação, as Dicas Pedagógicas e as Matérias da Gazeta do Povo para capacitar a turma e além de influencers da paz, os alunos se tornaram cidadãos digitais conscientes.
Segundo a professora, ao longo do projeto ela percebeu uma importante evolução na turma. Eles passaram a estar mais atentos e conscientes sobre as mídias, levam informações novas paras as aulas e desenvolveram o hábito de consumirem notícias, principalmente verificando se são fatos ou boatos. Foi pela paixão pelas notícias que os estudantes desenvolveram a campanha sobre o Rio Grande do Sul.
Por sua prática, que além de utilizar os materiais do Ler e Pensar, conseguiu promover a Cidadania Digital e causar uma mudança positiva em sua comunidade, a professora Rute Lopes Meirelles Saraiva foi vencedora na Ação de Cidadania Digital do Ler e Pensar 2024!
Quer conhecer outras práticas inovadoras e que promovem o tema? Fique de olho aqui na coluna do Ler e Pensar na Gazeta do Povo, clique aqui para acessar outros textos.
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