Dois mil e dezenove é um ano bastante especial para o projeto Ler e Pensar (LeP). Afinal, a iniciativa do Instituto GRPCOM e da Gazeta do Povo, completa 20 anos. Criado em 1999, o Projeto já beneficiou milhares de professores e estudantes em dezenas de municípios paranaenses, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação. Só em 2018 foram pouco mais de 2 mil professores atendidos e aproximadamente 71 mil alunos beneficiados, em 139 municípios do Estado.
Neste ano, o Projeto comemora os 20 anos com novidades. A primeira delas é em relação às premiações. Serão 20 prêmios distribuídos ao longo do ano. “Acreditamos que desta forma conseguimos reconhecer mais professores e também valorizar os que estão conosco durante o ano todo”, afirmou Mariane Maio, gestora estadual do Ler e Pensar.
Outra novidade é que o Projeto será todo gamificado e dividido em duas fases. De maio a setembro os professores realizarão missões individuais e cada mês dois professores serão premiados, totalizando 10 prêmios. Além das premiações, os participantes desta primeira etapa somarão pontos em cada atividade realizada. Todos estes pontos serão cumulativos para a segunda fase, o Missão Leitura: Especial 20 anos, que será realizado em outubro e novembro. Nesta segunda fase, serão mais 10 premiados.
O LeP também contará com um evento de lançamento, que será realizado no dia 30 de março, na Universidade Positivo, em Curitiba. O evento, além de ser gratuito, terá grandes nomes da educação brasileira. Demais informações sobre o evento serão divulgadas nos próximos dias.
“Estas mudanças do Projeto vem de encontro à nova fase do Ler e Pensar, com foco no digital e na educação 4.0. Estamos cada vez mais alinhados com as exigências do mundo atual, em que os alunos estão assumindo o papel de protagonistas e os professores de mediadores do aprendizado. Apesar das mudanças, o papel transformador da metodologia do LeP não só se mantém, como se potencializa atingindo um número ainda maior de pessoas, com a força da internet”, destacou Mariane.
Inscrição e execução
As inscrições para participar do Ler e Pensar 2019 já podem ser realizadas no site do LeP. Ao todo, são três mil vagas gratuitas para professores, pedagogos, diretores, articuladores e representantes de secretarias estaduais e municipais, que tiverem professores participando do Projeto. O resultado dos selecionados será realizado a partir do dia 08 de abril, também no site do LeP.
Ao ser aprovado no edital do Ler e Pensar, o participante passa a ser assinante da Gazeta do Povo Digital sem nenhum custo de adesão ou mensalidade. Passa também a receber dicas de matérias para trabalhar em sala de aula e como implementar a metodologia do Projeto da melhor forma possível. Além disso, os participantes têm acesso a uma plataforma EAD exclusiva, com certificação que vale para progressão de carreira. Confira todos os benefícios, clicando aqui.
Ler e Pensar
O LeP é um Projeto de incentivo à leitura, cidadania e alfabetização midiática, que visa contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes paranaenses, dirigido a professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas e instituições públicas do Paraná. Em funcionamento desde 1999, leva matérias da Gazeta do Povo para dentro da sala de aula, discutindo questões relevantes para o currículo.
Reconhecimento
A metodologia de uso do jornal proposta pelo Ler e Pensar, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2010, por contribuir com o objetivo 2 dos então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Educação Básica de qualidade para todos. Conta ainda com prêmios como o Prêmio Mundial de Jovens Leitores, World Young Reader Prize e INMA Awards. Em 2018 o projeto ganhou pela segunda vez o Prêmio Sesi Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Mais informações:
Período de inscrição: 25/02 a 05/04
Divulgação dos resultados e início do Projeto: a partir de 08/04
Mais informações www.lerepensar.com.br
Inscrição: www.lerepensar.com.br/inscricao/
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião