A Gazeta do Povo e Ler e Pensar são finalistas da terceira edição do Prêmio Sesi ODS 2018, promovido pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi PR. A empresa concorre à premiação, que tem o objetivo de reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao todo, o Prêmio recebeu trabalhos de 361 instituições nas cinco grandes categorias. A Gazeta do Povo está concorrendo na categoria Empresa -média. O Projeto Ler e Pensar e a Gazeta do Povo já foram vencedores do Prêmio ODS, na edição de 2016.
De acordo com Mariane Maio, gestora do LeP, concorrer novamente ao prêmio é uma satisfação muito grande. “Já fomos vencedores em 2016. E estar este ano novamente em destaque no Prêmio Sesi ODS, depois de todas as mudanças que o Projeto passou do ano passado para cá, só nos mostra que estamos seguindo pelo caminho certo e que nosso trabalho, como Instituto e Gazeta, está cada vez mais relevante”, afirmou.
O resultado será divulgado no dia 30 de outubro, porém todos os finalistas já conquistaram o Selo Sesi ODS. O Selo é um reconhecimento para as instituições que realizam projetos relacionados aos ODS, contribuindo assim, para o alcance desta agenda mundial de desenvolvimento no Estado do Paraná.
O Instituto GRPCOM ainda concorre pelo projeto Adote uma Causa na categoria Organização da Sociedade Civil - Estadual e a RPC pelo projeto Televisando é finalista da categoria Empresa - grande.
Conheça os Projetos
Ler e Pensar
O Ler e Pensar (LeP) é um projeto do Instituto GRPCOM e da Gazeta do Povo de incentivo à leitura e cidadania. Criado em 1999 e desde 2001 desenvolvido em conjunto com o Instituo GRPCOM, já beneficiou milhares de professores e estudantes em dezenas de municípios paranaenses, por meio da mídia jornal e de sua proposta de educomunicação.
Em 2017, ao completar 18 anos, o Projeto se tornou digital, assim como a Gazeta do Povo. Por conta da mudança, um novo desafio tornou-se realidade: acompanhar as tendências educacionais e contribuir com a criação da cultura de uso das tecnologias digitais nas escolas. Atualmente, 2008 professores de 139 municípios do Estado participam do Projeto, que chega a atingir aproximadamente 71 alunos.
Televisando
O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Criado em 2008, o Televisando é um projeto de educação e comunicação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar e tem como objetivo promover a reflexão sobre temas sociais relevantes e contribuir para a construção da cidadania. Todos os anos, o projeto define uma temática para ser trabalhada e leva o assunto às salas de aula por meio de reportagens produzidas e exibidas pela RPC. A proposta é colocar a força da televisão a serviço da educação e mobilizar professores, estudantes e familiares para soluções éticas, sustentáveis e transformadoras.
O projeto acontece através das parcerias entre Instituto GRPCOM, RPC, Secretarias Municipais de Educação e Instituições de Ensino Superior.
Adote uma Causa
O Adote Uma Causa é uma oportunidade para acadêmicos da área de Comunicação entrarem em contato com práticas de mercado, veículos do GRPCOM e briefings reais de Organizações da Sociedade Civil.
É também uma forma de voltar a atenção e potencial criativo dos universitários para o trabalho voluntário e para o Terceiro Setor paranaense. Realizado pelo Instituto GRPCOM em parceria com os veículos RPC, Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná e rádios 98FM e Mundo Livre FM, o Adote uma Causa visa contribuir para formação de futuros profissionais e para o desenvolvimento de causas relevantes da sociedade.
Por tudo isso, o Adote uma Causa foi formatado como um Programa de Extensão Universitária, certificado pelo Instituto GRPCOM.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Moraes não tem condições de julgar suposto plano golpista, diz Rogério Marinho
Policial federal preso diz que foi cooptado por agente da cúpula da Abin para espionar Lula
Rússia lança pela 1ª vez míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia
Deixe sua opinião