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O que o filme “WiFi Ralph” tem a nos ensinar sobre Cidadania Digital? 
| Foto: FreePik

Já pensou em trabalhar a Cidadania Digital de modo lúdico? Uma ótima alternativa é o filme “WiFi Ralph” dos diretores Rich Moore e Phil Johnston (2019). O longa é uma sequência do filme “Detona Ralph” e nele os espectadores reencontram os protagonistas: Ralph e Vanellope, ambos personagens de jogos de fliperama.

Ao longo da trama os personagens invadem o mundo da Web, demonstrando de modo lúdico a globalização que acontece por meio da internet. Além disso, eles esbarram em diversos personagens de jogos e com isso enfrentam um novo inimigo: os vírus. Durante a jornada dos personagens, é possível conhecer outros aspectos do mundo virtual e como ele funciona “por trás das telas”.  

Foi por meio do filme que a professora Fabiane Cavalcanti de Andrade Joaquim, da Escola Municipal Jayme Canet conseguiu trazer para os estudantes do Infantil 5 a conversa sobre o mundo virtual, seu lado positivo e negativo. Em primeiro momento, Fabiane fez uma roda de conversa com a turminha para falar o que é a internet e como faz para a acessar, como: celular, computador e tablet. Foi nesse momento em que ela conseguiu introduzir o tema dos “meios de comunicação” e como que eles funcionam.

Em seguida, ela aproveitou para conversar com os alunos sobre o tempo de uso. A professora os questionou sobre como eles acessavam a internet, se eles utilizavam celular e se os responsáveis os supervisionam e se são orientados sobre os perigos que eles podem encontrar no mundo digital. Foi a oportunidade perfeita para que eles conversassem sobre o que podem e o que não podem fazer na internet, por exemplo: “posso ou não posso falar sobre minha vida para estranhos?”                        

Após essa conversa introdutória foi que o filme “WiFi Ralph” entrou na área. Fabiane utilizou o filme após observar uma dica pedagógica sobre ele no material do Ler e Pensar sobre Cidadania Digital! Os estudantes foram orientados que prestassem atenção em como funciona o mundo virtual e nos perigoso que ele pode esconder ou oferecer. Em seguida, eles desenharam o que tinham entendido sobre o filme, então muitos desenharam celulares, tabletes e computadores e outros desenharam os perigosos que identificaram ao longo da trama.

A professora não ficou apenas no filme, a sua prática se desenvolveu e a turma foi conhecer o museu da cidade, onde puderam perceber como foi a evolução das tecnologias ao longo dos anos. Ao final, a turma realizou uma panfletagem na frente da escola, para que os familiares e responsáveis fossem conscientizados sobre a cidadania digital, englobando o uso, responsabilidade, ética e segurança online.  

Por meio das atividades, além de conscientizar os alunos sobre os riscos para eles mesmos, Fabiane contou que o assunto se tornou corriqueiro durante as aulas e que muitos dos estudantes passaram a relatar sobre os perigos que observavam em suas casas: 

“No dia a dia eles comentam sobre alguma situação em que viram algo que não foi bacana, que um irmão passa muito tempo no computador falando com estranhos ou que alguém da família clicou em um vírus. Esses dias uma aluna relatou que estavam inventando mentiras sobre sua irmã em um grupo da escola” 

Por sua prática, que além de utilizar os materiais do Ler e Pensar, conseguiu promover a Cidadania Digital e desenvolver um senso crítico e de responsabilidade em seus alunos, Fabiane Cavalcanti de Andrade Joaquim foi vencedora na Ação de Cidadania Digital do Ler e Pensar 2024!

Quer conhecer outras práticas inovadoras e que promovem o tema? Fique de olho na coluna do Ler e Pensar na Gazeta do Povo, clique aqui para acessar.

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