Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
A utilização da internet de forma segura e responsável, foi tema premiado da prática realizada pela professora Katia Santos – Arapongas – PR

Promovendo a reflexão sobre o uso consciente da internet

(Foto: Freepik)

Ouça este conteúdo

A cada dia, observamos ainda mais a necessidade de conversar e orientar sobre a utilização da internet, os conteúdos digitais e as redes sociais; de forma responsável e respeitosa. Com base nesta percepção, a professora Katia Santos, da Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira, Arapongas – PR desenvolveu uma prática inspiradora que foi premiada no Ler e Pensar 2024, intitulada: Terraplanismo e cidadania digital: Uma aula interdisciplinar colocando o conhecimento científico à serviço do combate à desinformação.

Atuando com turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, a proposta foi aplicada a partir do componente curricular de Geografia, com questionamentos sobre as características do planeta Terra, instigando o debate “se a Terra é realmente redonda”. A partir das respostas positivas dos estudantes, a professora explorou conteúdos de influencers digitais que refutam o formato da Terra e defendem a perspectiva plana. A intenção da professora, era provocar propositalmente para que pudessem com a pesquisa e temas já trabalhados anteriormente avançar nas evidências científicas sobre o formato redondo da Terra.

A professora destacou o curso Cidadania Digital que realizou na plataforma EaD do Ler e Pensar, como uma contribuição importante para que ela planejasse apresentações com dados atualizados, além do caminho da desinformação e como a propagação pode causar sérios danos e problemas para a sociedade como um todo.

1 de 1

Figura 1 – Professora Katia aplicando sua prática em sala de aula. Acervo da professora – 2024.

Num segundo momento, em grupos, os estudantes discutiram três questões centrais: Qual a minha responsabilidade na construção de um ambiente informacional saudável? Como ajudo a combater a desinformação, o preconceito e o discurso de ódio? Como usar minha voz para o bem nas redes sociais? Com debates significativos, anotações coletivas e análises de alguns memes pejorativos que acabam desrespeitando e disseminando informações erradas, as turmas ampliaram suas percepções e críticas.

A professora também realizou uma análise conjunta com as turmas em relação aos aplicativos mais utilizados por eles, com a organização de gráficos foi possível verificar que o Instagram possui liderança nesta utilização, estes dados deram base para reflexões sobre aceitar conexões que não conhecemos, uso das imagens (se são reais) e as características de perfis questionáveis. Alguns estudantes, relataram que já receberam mensagens de estranhos, com perguntas íntimas e, que relataram imediatamente aos pais. Foi possível conversar também sobre os jogos online e riscos em relação ao compartilhamento de informações pessoais e restrições etárias. Em paralelo, questões como dos haters, cyberbullying, discursos de ódio, correntes e desafios perigosos, fake news, exposição de assuntos pessoais e postagens de fotos íntimas; permitiram diálogos orientativos, reflexões e cuidados.

Um dos pontos altos da proposta, foi a utilização do Jogo da Trilha Digital, material do Projeto Ler e Pensar, que envolveu as turmas de forma lúdica sobre o uso consciente da internet. A professora explorou a sistematização, instigando os estudantes a escrevem o que aprenderam e também como poderiam levar adiante tais orientações, o que culminou com a gravação de um vídeo intitulado “Momento Cidadania Digital!” o material foi compartilhado com a escola como ação formativa construída pelos próprios estudantes. A professora Katia, destacou que “O contraste entre os relatos iniciais e a atividade escrita após as atividades, evidenciaram a ampliação dos conhecimentos adquiridos sobre os perigos os quais estão suscetíveis ao não filtrarem as informações. Agora todos estão animados para seguir com a gravação de novos episódios do "Momento Cidadania" e criar um canal para compartilhá-los com mais pessoas.”

Ao longo de toda a proposta, a professora pode qualificar seus encaminhamentos com o apoio das dicas pedagógicas, cursos, vídeos e materiais diversos do Ler e Pensar, confirmando a proximidade dos benefícios do LeP com a realidade das escolas.

E você, quer participar do Ler e Pensar 2025 e transformar a sua sala de aula com práticas significativas de aprendizagem? Venha, conosco!

Faça sua inscrição:  https://www.lerepensar.com.br/inscricao/

Vamos juntos escrever novas histórias!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.