| Foto: Imagem gerada por IA através do OpenAI's DALL·E
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Uma alimentação saudável e balanceada é preocupação para todos, principalmente para pais, professores e profissionais da saúde. Pensando nessa questão, a professora Valíria Fetzer da cidade de Chopinzinho, no Paraná, idealizou o projeto “Excesso de Doçura, Falta de Informação, Agora com Informação” para ser desenvolvido na disciplina de matemática do 5º ano. Através dessa iniciativa tão inovadora a turminha da Escola Municipal Coronel Santiago Dantas conseguiu em conjunto construir significados e desenvolver habilidades de pensamento crítico.

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Tudo começou com a docente realizando a leitura da matéria Como os achocolatados estão prejudicando a saúde das crianças; nutricionistas alertam no blog Saúde e Bem-Estar | Viva Bem da Gazeta do Povo. A matéria traz dados importantes sobre a ingestão de açúcares, como, por exemplo, a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que sua ingestão “deve ser menor que 10% de todas as calorias diárias”. Pensando nisso Valíria percebeu uma oportunidade: utilizar os textos do jornal, que já utilizava para lecionar as aulas de língua portuguesa, em matemática, fazendo a leitura dos rótulos de alimentos industrializados e ultraprocessados.

Em um primeiro momento a matéria foi levada à sala de aula e debatida por meio de uma roda de conversa com os estudantes. A partir disso, eles trouxeram embalagens de alimentos diversos de suas casas e puderam analisar as tabelas nutricionais de cada um dos produtos. Porém, o projeto não ficou apenas na análise dos rótulos, a educadora trouxe também materiais da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e o documentário “Muito além do Peso” sobre os pântanos e desertos alimentares na população infantil e instigou a turma a produzir com suas famílias um minidocumentário sobre alimentação saudável e consciente.

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A parceria que Valíria tem com os pais dos seus alunos foi fundamental para que esse projeto funcionasse. A docente relatou que ela tem um grupo de WhatsApp aberto para as famílias dos estudantes e lá ela divulga os fatos importante e acontecimentos da sala de aula. Alinhada com essa conexão entre a escola e família, a professora conseguiu apoio e o incentivo dos pais, contou para eles sobre o projeto, as informações trabalhadas e com o apoio deles os estudantes pesquisaram em suas casas.

Além disso, como relatado pela professora, a prática inovadora gerou resultados muito positivos e afetou não apenas o aprendizado de seus alunos, mas também foi além da sala de aula, influenciando os estudantes, suas famílias e ela mesma a repensarem na hora de consumir alguns alimentos:

"Eu também nunca tinha me dado conta de ler as informações que tem na embalagem. Então, acredito que eu plantei uma sementinha e eles vão estar cuidando, a partir disso, pelo menos a quantidade de açúcar que estão consumindo, né?”

Por sua iniciativa inovadora, a professora Valíria Fetzer recebeu menção honrosa na categoria Ensino Fundamental I da premiação Professor do Ano do Ler e Pensar - 2023!

As inscrições para o Ler e Pensar desse ano ainda estão abertas! Se você é professor, acesse www.lerepensar.com.br e participe!

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