
Em 2024, um projeto educacional inovador, inspirado nas dicas pedagógicas do Ler e Pensar, transformou o aprendizado cultural para crianças no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Peabiru. A iniciativa "Raízes do Sul: Patrimônio Cultural", desenvolvida pela professora Marlene Aparecida Caetano, com a turma de Infantil 5, nasceu de um momento simples: a curiosidade das crianças sobre uma estrela desenhada em uma praça local, que depois se desdobrou em um projeto cheio de significado.
Tudo começou quando, durante um passeio, as crianças descobriram uma rosa dos ventos desenhada no chão e começaram a questionar sobre seu significado. Essa curiosidade inicial se transformou em uma jornada que atravessou os estados do sul do Brasil, mergulhando nas culturas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A professora conseguiu possibilitar que os alunos fizessem uma imersão na cultura, explorassem as tradições regionais, desenvolvessem a identidade cultural e promoveu um aprendizado interdisciplinar entre geografia, artes e matemática
As atividades pedagógicas possibilitaram que os estudantes quebrassem barreiras e explorassem vários aspectos do Sul do país. Eles criaram miniatura de cuias de chimarrão, aprenderam técnicas de tecelagem tradicional e participaram de danças folclóricas. Um dos momentos mais marcantes foi quando, ao descobrirem sobre as enchentes no Rio Grande do Sul, as crianças se mobilizaram para criar kits de ajuda e escrever cartas emocionantes para as crianças afetadas.
O projeto transcendeu os limites da escola, levando os estudantes a experiências únicas como:
- Visita a um museu local para compreender a história da cidade
- Encontro com um historiador que compartilhou narrativas sobre imigrantes
- Criação de artesanato tradicional como panelinhas de barro
- Apresentações folclóricas que conectaram as crianças com suas raízes culturais
O conteúdo curricular foi explorado em atividades repletas de significado. Umas das atividades desenvolvidas em matemática, por exemplo, foi a "mesada do comportamento", onde as crianças aprenderam conceitos de finanças pessoais planejando uma viagem imaginária, desenvolvendo responsabilidade e compreensão matemática de forma lúdica. Nessa atividade, a cada cumprimento dos combinados da turma, os estudantes ganhariam um valor e caso descumprissem, haveria uma penalidade, uma “multa”. Além disso, ao final de todo mês eles fizeram um balanço de como estavam as finanças, que por fim culminou na visita imaginária ao Rio Grande do Sul.
A professora afirmou que, após a prática, os alunos demonstraram um maior envolvimento com as tradições culturais do Sul do Brasil. “Eles não apenas aprenderam, mas viveram a cultura de forma lúdica e significativa. A participação em danças, artesanato e outras atividades fortaleceu seu senso de identidade cultural, além de estimular a criatividade e a expressão pessoal”, destacou. Práticas como essa desenvolvem significativamente o repertório cultural, uma das competências gerais previstas na BNCC.
Por sua prática inovadora, que uniu campos de experiência e objetivos de aprendizagem previstos na BNCC, trabalhados de uma forma contextualizada a partir da curiosidade da turma, a professora Marlene Aparecida Caetano recebeu menção honrosa no Prêmio Professor do Ano - Ler e Pensar 2024
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