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Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o quarto país mais corrupto do mundo e esse é o principal desafio para toda a América Latina, de acordo com o mesmo relatório. Outra pesquisa, liderada pela organização Transparência Internacional, que avalia a percepção da confiabilidade no setor público em 180 países, o Brasil está em 105º lugar no Índice de Percepção da Corrupção (IPC). Quanto melhor a colocação nesse ranking, menos o país é considerado corrupto.

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Números como esse, abalam a credibilidade do Brasil no exterior, interferindo na atração de investidores e no crescimento da economia, como afirma o especialista Alex Drehel, autor de estudos onde calcula o impacto da corrupção sobre vários aspectos importantes, como: expectativa de vida, escolaridade, investimento, gastos do governo e inflação.

Buscando desenvolver a consciência sobre os prejuízos causados pela corrupção e ilegalidade no Brasil, desde maio de 2019, a Gazeta do Povo passou a publicar diferentes conteúdos voltados a ética, no especial “Dentro da Lei”, elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO).

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Por dentro do assunto:

O professor de filosofia, João Paulo de Rodrigues, de Arapongas, enxergou a possibilidade de associar as matérias do especial aos conteúdos ministrados nas aulas, fazendo com que os alunos refletissem filosoficamente sobre assuntos do cotidiano, e, mais do que isso, ainda promoveu atividades onde os mesmos conseguissem exercitar a criatividade e a interpretação.

Depois de trabalhar com vários pensadores e suas concepções sobre ética, o professor apresentou o especial e pediu que os alunos lessem e refletissem sobre os textos. Depois disso, em grupo, os alunos deveriam transpor a matéria, do formato jornal online para o jornal televisivo e apresentar um vídeo com o produto final para a turma.

As duas turmas de 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Emílio de Menezes se esforçaram muito nas produções e o resultado foi surpreendente, tanto quanto a qualidade dos vídeos (em relação a roteiro e edição), quanto pelo conteúdo exposto pelos estudantes, que demonstraram reflexões importantes a cerca da importância da ética para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Uma das alunas destaca, no vídeo elaborado pelo seu grupo e disponível aqui, ideias complexas de Sartre, Sócrates, entre outros em uma linguagem adequada para a sua faixa etária: “Sócrates, ele foi um dos pioneiros da Filosofia, ele pensa isso também [sobre a responsabilidade das escolhas], mas ele pensa de outra forma [...] também somos responsáveis pelos outros [...] porque a gente é responsável por nós mesmos, mas também a gente tem que pensar no outro que vai afetar. [...] O jornal mostrou a pirataria, a corrupção [...] Será que a gente também não é corrupto?”, indagou.

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Segundo o professor, o uso da Gazeta do Povo em sala de aula contribuiu para a formação crítica-filosófica dos estudantes e possibilitou que demonstrassem de forma sincera as questões mais importantes da atualidade, possibilitando que a reflexão esteja presente no seu cotidiano.