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Em 2023, uma disciplina eletiva ofertada na Escola Estadual Professor Arlindo Silvestre, de Limeira-SP, tem proporcionado uma abordagem única e envolvente aos estudantes do 6º ao 8º ano. A prática “Uma viagem pelo corpo humano”, idealizada pela professora Náyra Rafaéla Vido, tem como principal meta fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada dos sistemas do corpo humano.

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Como muitos alunos da escola fazem parte de comunidades carentes, a higiene pessoal foi um tópico sensível. “Você percebe a carência deles de material de higiene, sabe? Eles têm meio que vergonha de responder. Por exemplo, todos respondiam que escovavam os dentes, só que poucos usam o fio dental. Aí você pergunta: mas por que é que você não usa fio dental? [E eles respondem] porque a minha mãe não tem dinheiro”, relatou a professora Náyra. Depois que a prática foi implementada, a docente percebeu uma mudança positiva: “Houve uma melhora, eles estão indo [para a escola] mais arrumadinhos, com o cabelo mais penteado[...] Às vezes não tem dinheiro para comprar um fio dental, mas se eles fizerem uma boa escovação nos dentes já ajuda a prevenir cáries, mau hálito”.

Reconhecendo a necessidade de discutir o tema com seus alunos — não apenas para cumprir os objetivos do currículo, mas também para conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com o corpo — a disciplina eletiva buscou contemplar uma variedade de assuntos: a composição do esqueleto, os sistemas digestivo e respiratório, higiene pessoal, etc.

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Utilizando as matérias da Gazeta do Povo como uma fonte rica em informações, a professora estimulou os alunos a realizarem leituras críticas sobre o tema. A partir dessas leituras, a mídia foi incorporada de maneira criativa na criação do Plantão Médico, um jogo no qual os alunos precisam procurar pistas pelo pátio e executar tarefas que simulam situações do mundo real.

O uso de recursos midiáticos foi fundamental para contextualizar os temas e mostrar aos estudantes como os assuntos relacionados ao corpo humano estão presentes em seu cotidiano. Além da leitura do jornal e da criação do jogo, a professora utilizou atividades como debates, rodas de conversas, elaboração de maquetes e experimentos práticos.

“Eu faço parte do Ler e Pensar desde 2020, são 3 anos”, conta a professora Náyra. “Desde quando eu entrei, nas lives, a Patrícia (pedagoga da equipe do Ler e Pensar) falava que é algo do dia a dia. É você olhar ali a oportunidade de poder contextualizar [a matéria] com a mídia[...] Eu decidi trabalhar o corpo humano e o jornal pode ser trabalhado com qualquer tema, né? Então, ele casava perfeitamente, porque podemos encontrar esse assunto presente na mídia, então utilizei várias reportagens da Gazeta para trabalhar com eles”.

Ao longo do projeto, a mídia desempenhou um papel crucial, desde a apresentação de informações até a contextualização dos conceitos. A prática inovadora conduzida pela professora Náyra é um exemplo de como abordagens criativas e interativas na educação enriquecem o aprendizado. Além de desenvolver o conteúdo previsto, a educadora utilizou o jornal como ferramenta pedagógica e conscientizou seus alunos a importância dos cuidados com a saúde, a higiene e o bem-estar.

Náyra Rafaéla Vido foi a vencedora da categoria Ensino Fundamental II, do prêmio Professor do Ano Ler e Pensar 2023!

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