O Paraná tem diversos pontos turísticos que, muitas vezes, acabam sendo ignorados pelos próprios moradores. Quando falamos em lugares com atrativos para visitantes, geralmente pensamos somente em Foz do Iguaçu, Curitiba e alguns pontos do litoral. Mas na verdade, o estado possui diversas cachoeiras, monumentos históricos, colônias de imigrantes, entre outras coisas para todos os tipos de gostos e pessoas. E é na divulgação desses destinos menos conhecidos que o Paraná tem apostado como forma de movimentar o turismo e a economia local.
Iniciativas privadas e o governo têm investido muito em divulgação, infraestrutura e capacitação para esse tipo de atividade. Antonio Azevedo, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Paraná, declarou para a Gazeta do Povo que essa iniciativa “é um emprego barato, que exige pouco investimento se comparado a outros setores e promove desenvolvimento socioeconômico, ambiental e sustentável”, afirma.
O turismo rural também é uma alternativa que vem crescendo e caindo no gosto popular. Em matéria publicada na Gazeta do Povo, vários agricultores afirmam que essa prática além de divertida e ecológica, também pode ser muito rentável. Na colônia Murici, localizada em São José dos Pinhais, os proprietários investem no plantio de algumas frutas e hortaliças e abrem a propriedade para que os visitantes possam conhecer mais sobre o dia a dia na lavoura.
Conhecendo o que é nosso
Pensando na importância de que as crianças de hoje conheçam e valorizem a cultura local, foi que a professora Sirlei Rodrigues da Rosa, participante do Ler e Pensar 2019, desenvolveu algumas atividades. Juntamente com os alunos do 6º ano do Colégio Estadual Cely Tereza Grezzana, localizado no município de Chopinzinho, após ler as matérias da Gazeta, ela fez uma proposta, trabalhando diversos gêneros textuais orais e escritos.
Muito mais do que somente produzir textos e gravar vídeos, o objetivo da professora é promover o conhecimento sobre o espaço em que os alunos vivem, pensando no Estado (Paraná), município (Chopinzinho) e de localidade (Comunidade de São Francisco).
Eles assistiram a um trecho do programa “Descubra Paraná” veiculado no Estúdio C, da RPC. Depois, através de buscas nas redes sociais, puderam identificar alguns pontos turísticos nas imediações da escola como “A Casa Daron” e o “Recanto das Plantas”. A professora relata que pretende que os alunos façam visitas nesses e em outros lugares próximos, analisando quais são os tipos de negócios desenvolvidos e documentando por meio de textos descritivos e fotografias.
Outra etapa do projeto é a entrevista com os proprietários de alguns destinos para a produção de um telejornal a ser veiculado na página do Facebook da escola. A ideia também é que os alunos apresentem as atividades desenvolvidas para a turma do 5º ano da escola, a fim de compartilhar os conhecimentos e inspirá-los para o desenvolvimento de outras atividades.
Sirlei nos conta que os alunos se mostraram muito interessados pelo tema, comentando sobre os lugares que eles já conheciam ou ouviram falar. Ela ressalta que espera que eles se desenvolvam não só linguisticamente, mas que consigam perceber as potencialidades de suas propriedades, considerando a região, e que elas podem ir além da agricultura e da pecuária.
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