Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Argentina

11 pessoas são presas durante manifestação de sindicatos que tentavam bloquear vias em Buenos Aires

Policiais combatendo manifestantes que estavam bloqueando vias em Buenos Aires (Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni)

Ouça este conteúdo

Autoridades argentinas tiveram que acionar nesta quarta-feira (10) o protocolo “anti-piquete”, promovido pelo governo de Javier Milei, em resposta a uma manifestação organizada por duas centrais sindicais que tentaram obstruir as ruas de Buenos Aires, a capital argentina.

O protesto, iniciado pela manhã em frente ao antigo Ministério do Desenvolvimento Social, culminou em tensão e confronto quando a polícia, acionada pelo protocolo, decidiu intervir para desobstruir uma das vias ocupadas. O confronto resultou na detenção de 11 manifestantes.

O protesto fazia parte da chamada “jornada nacional de luta”, e foi convocado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Economia Popular (UTEP) e pela Unidade Piqueteira, que fazem oposição às políticas propostas pelo governo de Milei. Os manifestantes haviam interrompido completamente o trânsito em uma das vias de Buenos Aires quando a polícia resolveu intervir.

A Polícia da Cidade de Buenos Aires, seguindo o protocolo, avançou sobre os militantes e ativistas que bloqueavam a via, utilizando caminhões hidrantes, gás lacrimogêneo e balas de borracha para dispersar a multidão.

Após aproximadamente meia hora de confronto, a situação foi controlada e o trânsito na região normalizado. As autoridades de Buenos Aires reforçaram a segurança no edifício onde está localizado o Ministério da Economia, antecipando possíveis movimentos dos manifestantes para o local.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.