Um homem desabrigado senta-se na calçada enquanto neva, em 30 de janeiro de 2019, na cidade de Nova York| Foto: Drew Angerer/AFP

Milhões de pessoas em todo o Centro-Oeste dos Estados Unidos experimentaram um frio congelante que normalmente fica reservado ao Círculo Polar Ártico, quando elas caíram para quase 45 graus abaixo de zero na manhã desta quarta-feira (30). O frio espantoso causou várias mortes em toda a região: autoridades em Michigan, Wisconsin e Minnesota ligaram seis mortes às baixas temperaturas na noite de quarta-feira, incluindo várias pessoas que provavelmente congelaram até a morte.

CARREGANDO :)

Leia mais: Baixas temperaturas nos EUA não significam que aquecimento global não existe

As temperaturas quase impensáveis fizeram com que as linhas de abastecimento das companhias aéreas congelassem e as redes elétricas entrassem em colapso, mantendo grande parte do norte dos Estados Unidos dentro de casa. Interrupções de energia agitaram as áreas de Wisconsin e Iowa, mergulhando milhares de pessoas em uma breve escuridão, sem aquecimento. O ar frio e seco congelou a água exposta instantaneamente, levou a hemorragias nasais espontâneas e fez de breves incursões ao ar livre algo extremamente perigoso.

Publicidade

Em muitos lugares estava mais frio do que o distrito de North Slope no Alasca, incluindo Norris Camp, em Minnesota, onde as temperaturas caíram para -44 graus Celsius na manhã de quarta-feira – com sensação térmica abaixo de 53 – fazendo da cidade o local mais frio dos Estados Unidos e um dos pontos mais frios da Terra. 

Um homem espera para atravessar uma rua durante uma tempestade de neve no centro de Manhattan, em 30 de janeiro de 2019 em Nova York
Lago Michigan quando as temperaturas caíram para -29C em 30 de janeiro de 2019, em Chicago, Illinois
Patos encontram o refúgio na angra de Minnehaha, em 30 de janeiro de 2019 em Minneapolis, Minnesota.
Gelo cobre a costa do Lago Michigan quando as temperaturas caíram para -29C, em 30 de janeiro de 2019, em Chicago, Illinois.
Sobrancelhas e cílios de Frank Lettiere ficaram congelados depois que ele caminhou ao longo da margem do Lago Michigan, em Chicago, Illinois
O gelo cobre a margem do Lago Michigan, com temperaturas de -29C, em Chicago, Illinois.
Malas deixadas em um bicicletário do lado de fora Biblioteca Pública de Madison, Wisconsin, em 30 de janeiro de 2019
Mulher tira fotos das quedas congeladas do Niagara Falls, Ontário, Canadá em 30 de janeiro de 2019.
Cataratas americanas congeladas estão iluminadas nas Cataratas do Niagara, Ontário, Canadá, em 30 de janeiro de 2019
Cataratas do Niágara, Ontário, Canadá, em 30 de janeiro de 2019
Frank Lettiere e Jelena Miletic caminham de mãos dadas enquanto observam a margem congelada do Lago Michigan, em Chicago, Illinois.
Homem tira uma foto ao longo do lago Michigan, em Chicago, Illinois.
Pessoas caminham ao longo do lago Michigan, em Chicago, Illinois
Homem sem-teto sentado na neve, em 30 de janeiro de 2019 em Nova York