Confira quatro novidades do mundo militar apresentadas no Paris AirShow, a maior feira de aviação do mundo, que terminou neste domingo (23).
1. Embraer
Um jato militar será o primeiro produto da Embraer Defesa e Segurança (EDS) lançado depois da criação da Boeing Brasil Commercial. O P600 AEW, jato de alerta antecipado e inteligência, é um avião compacto com alcance na faixa de 7,5 mil km. Será montado sobre a plataforma do biorreator executivo Praetor 600, de 12 lugares, revelado ao mercado de aeronaves corporativas há sete meses.
2. Turquia
A Turkish Aerospace Industries revelou um modelo em escala real de seu caça de quinta geração, o TF-X, criado pela indústria nacional para substituir os americanos F-16. Se o acesso da Turquia ao F-35 for permanentemente restrito, pode ser a melhor esperança do país de desenvolver sua indústria aeroespacial - apesar de alguns observadores terem levantado dúvidas sobre a capacidade da Turquia de gerar um avião verdadeiramente de quinta geração. O primeiro voo deve ocorrer em 2025.
3. Europa
A França revelou o projeto de um caça de sexta geração, o Future Combat Air System. A aeronave fabricada pela Dassault, que deve ser feita em colaboração com a Airbus, representa um renascimento da aviação europeia, segundo o presidente francês, Emmanuel Macron. Espanha e Alemanha também participam do projeto. Não há muitas informações ainda, além do formato da aeronave, um pouco mais largo do que os caças atuais. A previsão é de que em 2040 o FCAS substitua os Rafaele e os Eurofighter.
Além dos novos caças, a Europa está desenvolvendo drones avançados. A Airbus, Dassault e a italiana Leonardo estão trabalhando em um drone 100% europeu, de altitude média e longa resistência, apresentado em 2018.
4. Rússia
O Paris AirShow marcou a estreia do helicóptero Ansat, da Russian Helicopters, na Europa Ocidental. A aeronave teve um lugar de destaque na exibição - que no ano passado foi ocupado pela americana Lockheed Martin - e, segundo analistas, representa uma renovada visibilidade da Rússia em um show que já foi conhecido por ser uma mostra de disputas entre aeronaves de superpotências.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink