Cinco cidadãos britânicos foram detidos no Irã depois de a Marinha da república islâmica ter abordado o iate no qual viajavam, na semana passada, informou nesta segunda-feira a chancelaria do Reino Unido.
O incidente ocorreu em 25 de novembro, quando, aparentemente, o grupo ingressou em águas territoriais iranianas no percurso entre Bahrein e Dubai, segundo o Ministério das Relações Exteriores da nação europeia.
"Um iate de propriedade da Sail Bahrein com cinco cidadãos britânicos a bordo foi parado pela Marinha iraniana", prossegue a chancelaria por meio de nota.
"O iate seguia de Bahrein para Dubai e pode ter entrado inadvertidamente em águas iranianas. Os cinco tripulantes ainda estão no Irã. Ao que se sabe, todos estão bem e seus familiares foram informados."
O secretário de Exterior da Grã-Bretanha, David Miliband, disse que diplomatas dos dois países estão em contato e que Londres pretende "esclarecer e solucionar a situação o mais rápido possível".
Esta não é a primeira vez nos últimos que ocorre algo similar. Em março de 2007, um grupo de 15 marinheiros britânicos foi detido em águas reivindicadas pelo Irã. Eles foram soltos depois de cerca de duas semanas, após a solução de um impasse diplomático entre Londres e Teerã.
Deixe sua opinião