O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Pentágono para organizar uma ampla gama de equipamentos militares para o desfile em homenagem à independência dos Estados Unidos neste 4 de julho.
Haverá apresentação do Air Force One (Boeing VC-25) e do Blue Angels, o esquadrão de demonstração aérea da Marinha americana composto por F/A-18 Hornets, exposição de tanques de guerra americanos e a participação de pelo menos 300 militares, segundo a imprensa americana.
M1A2 Abrams
Fabricado pela General Dynamics Land Systems, o tanque tem cerca de 8 metros de comprimento (excluindo o cano da arma), 3,5 metros de largura e pesa cerca de 70 toneladas, dependendo de como está equipado. É armado com um canhão de 120 mm; uma metralhadora M240 e uma metralhadora .50 M2. Emprega elevada tecnologia, possui modernas blindagens, armamentos e sensores e é reconhecido como um dos melhores veículos de combate do mundo.
Os dois tanques M1A2 Abrams que estarão no desfile da independência nesta quinta-feira (4) foram levados de Fort Stewart, na Geórgia, para Washington em vagões ferroviários, juntamente com outros veículos blindados.
Bradley M3
É um veículo usado para transporte (3 tripulantes e outros seis militares) equipado com um canhão automático de 25 mm, um míssil antitanque TOW (um dos mais poderosos do tipo) e uma metralhadora de 7.62 mm M240C. Como o interior é quase vazio, é muito mais leve do que o M1 Abrams, pesando cerca de 27 toneladas. Foi fabricado pela BAE Systems e é usado em infantaria mecanizada e combate de cavalaria blindada.
M88A2
É um caminhão de reboque, um pouco mais longo que os tanques M1A2, com o mesmo peso. Também conhecido pelo nome Hercules, é o principal apoio de recuperação da frota de tanques Abrams e outros veículos de artilharia pesada.
Nenhum destes veículos estará em movimento, reduzindo assim a chance de danificar a infraestrutura local.
3 caças furtivos
Três aeronaves furtivas dos EUA também devem fazer parte do evento deste ano em Washington, segundo a CNN e a ABC News. São elas:
B-2 Spirit: primeiro bombardeiro estratégico furtivo intercontinental dos Estados Unidos, projetado para penetrar densas defesas antiaéreas;
F-22 Raptor: de acordo com o site especializado Military, é considerado o primeiro caça de 5ª geração no inventário da Força Aérea dos EUA, usando tecnologias de baixa observação e motores eficientes;
F-35C Joint Strike Fighter: caça supersônico furtivo, equipado com mísseis ar-ar, usado pela Marinha dos EUA.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa