Uma nova pesquisa realizada pela empresa Invamer Poll revelou que o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enfrenta uma forte rejeição popular após 16 meses de mandato. Segundo o levantamento, divulgado na quarta-feira (13), 66% dos entrevistados desaprovam a forma como o líder de esquerda governa o país, enquanto apenas 26% aprovam.
Trata-se do pior índice de desaprovação de Petro desde quando ele assumiu o poder, em agosto de 2022.
A pesquisa também mostrou um clima de pessimismo entre os colombianos em relação a posição do governo sobre a situação econômica, a segurança, as relações internacionais e a implementação do acordo de paz com as guerrilhas locais.
Além disso, pela primeira vez a maioria dos consultados se manifestaram contra a continuidade das negociações de paz do governo com o Exército de Libertação Nacional (ELN), a última guerrilha armada do país.
A vice-presidente do país, Francia Márquez, também mostrou números ruins similares aos de Petro, sendo aprovada apenas por 24% e desaprovada por 56% dos entrevistados.
A pesquisa da Invamer Poll foi realizada entre os dias 1º e 11 de dezembro deste ano, com 1,2 mil pessoas maiores de 18 anos, em cinco cidades do país. A margem de erro foi de 4%.