Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

80 pessoas morrem em atentado com caminhão em Nice

 | VALERY HACHE/AFP
(Foto: VALERY HACHE/AFP)

Um caminhão atropelou e matou dezenas de pessoas em Nice, no Sul da França, nesta quinta-feira (14), em uma ação que foi qualificada pela Prefeitura como atentando. A multidão participava da festa da Queda da Bastilha. O número de mortos chega a 80, de acordo com o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. Há dezenas de feridos, dos quais 18 estão em estado grave.

O presidente François Hollande afirmou que o país está “sob ameaça do terrorismo islâmico” e que vai reforçar as operações militares no Iraque e na Síria, países onde o Estado Islâmico tem forte presença.

Segundo a imprensa francesa, o veículo entrou na área fechada da esplanada dos Ingleses, avenida litorânea da cidade, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília), onde milhares de pessoas esperavam a queima de fogos. O caminhão estava em alta velocidade e provocou pânico na orla, muito frequentada por turistas, especialmente no dia da festa nacional francesa. “Havia gente machucada e destroços por todos os lados em meio aos gritos”, declarou o jornalista da AFP.

O secretário regional do Interior, Sébastien Humbert, disse ao canal BFMTV que “houve troca de tiros e o motorista do caminhão foi morto”. “O caminhão atropelou a multidão em um longo trecho da avenida beira-mar, o que explica o elevado número de mortos”, declarou Humbert.

Várias ambulâncias foram enviadas ao local, isolado por policiais e militares, que se concentravam na praça Masséna, totalmente bloqueada às 23h30 (18h30 Brasília), constatou a AFP. A prefeitura da região de Alpes-Maritimes, onde fica Nice, pediu à população que volte a suas casas e vá a locais fechados.

O feriado de 14 de julho é o mais importante do país, pois marca um dos principais acontecimentos da Revolução Francesa.

Atentado

Esse é o segundo atentado mais sangrento cometido na Europa nos últimos anos, superado apenas pelos ataques em Paris, em novembro de 2015, com 130 mortos. O ataque contra Bruxelas, em março de 2016, fez 32 vítimas. Os ataques a Paris e Bruxelas foram reivindicados pelo grupo jihadista Estado Islâmico.

O atentado em Nice ocorreu em um contexto de ameaça terrorista muito elevada, especialmente na França, envolvida em ações militares na Síria contra o Estado Islâmico.

O massacre aconteceu menos de duas semanas antes do final programado para o estado de emergência na França, previsto para o dia 26 de julho.

Hollande volta para Paris para chefiar célula de crise

O presidente francês, François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira (hora local), indicou a presidência francesa à AFP.

Vídeos postados no Twitter mostram correria após o atropelamento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.