Mais de 80 golfinhos, conhecidos como falsas-orcas devido à sua semelhança com esta espécie, morreram ao ficar encalhados em águas rasas na Flórida, leste dos Estados Unidos, informaram autoridades na segunda-feira (17). Um grupo de 95 animais, de cor negra mas sem a mancha branca que possuem as orcas, ficou encalhado em uma praia do Parque Nacional de Everglades.
Fotos divulgadas em redes sociais mostravam dezenas desses golfinhos, alguns em grupos de quatro ou cinco, atolados a poucos metros de uma praia arenosa rodeada por árvores. “Infelizmente, foram confirmadas as mortes de 81” exemplares, informou a direção do Parque Nacional Everglades, acrescentando que haviam sido lançadas operações de salvamento de mamíferos marinhos.
Os golfinhos tinham ficado “profundamente inseridos em alguns dos mangues, tornando os esforços de resposta extremamente difíceis”, disse Blair Mase, coordenadora para o encalhe de animais da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), ao jornal Miami Herald. A NOAA disse que um dos golfinhos restantes tinha sido visto vivo e os outros 13 estavam desaparecidos.
Oposição diminui ênfase no STF e retoma pautas usuais do Congresso
Pesquisa mostra consolidação da direita nos estados e indefinição no antagonismo a Lula em 2026
Reforma tributária: Relator corta desconto a saneamento e inclui refrigerantes no “imposto do pecado”
Vínculo empregatício com APPs deixaria 905 mil sem trabalho e tiraria R$ 33 bi do PIB, diz estudo