Jerome Jarre, francês de 24 anos, é uma estrela de vídeos do Vine que deixa as fãs histéricas| Foto: Christian Hansen para The New York Times

Mencione "aquele francês" para as adolescentes hoje, e elas vão saber exatamente a qual francês você está se referindo.

CARREGANDO :)

Jerome Jarre, elas lhe dirão, tem 24 anos e ficou famoso por fazer vídeos cômicos de seis segundos no Vine, onde tem 8 milhões de seguidores. Os vídeos mostram Jarre falando com estranhos na rua e os abraçando, ou passando um tempo com seu melhor amigo, um esquilo — embora ele pronuncie "sqiw-well" com seu sotaque francês.

Seus clipes foram vistos mais de um bilhão de vezes. Ele é tão famoso que quando organizou um meet-up em São Paulo, no Brasil, a tropa de choque foi chamada para acalmar a multidão de milhares de jovens.

Publicidade

Porém, até meados do ano passado, ele era essencialmente um sem-teto em Nova York, dormindo no chão de um escritório e usando um macacão promocional de uma startup como cobertor. Tomava banho em uma academia, onde podia entrar apenas porque a recepcionista conhecia seus vídeos.

Jerome Jarre nasceu no interior da França e foi criado por sua mãe solteira, Agnès Jarre. Em contraste com sua persona on-line, Jerome foi uma criança calada, tímida e constantemente atormentado por bullies. "Mas sempre foi feliz", disse sua mãe em uma entrevista por telefone.

Ela falou que o filho tem um forte espírito empreendedor, largando a faculdade aos 19 anos e partindo para a China, depois para Toronto, começando uma meia dúzia de empresas que fracassaram.

"Por causa disso tudo, não conseguia ver um propósito. Eu estava totalmente perdido", diz Jarre.

Então, um dia, um aplicativo chamado Vine foi lançado. Jarre o baixou e percebeu logo que havia algo ali. Uma noite em um bar de Toronto, enquanto estava no banheiro, pegou seu celular e fez uma dança pateta na frente do espelho.

Publicidade

"Quando voltei para minha mesa, já tinha 16 curtidas. Fiquei espantado que 16 pessoas que eu não conhecia tinham visto e gostado do meu vídeo." Foi aí que percebeu que quanto mais bobos eram seus clips, mais as pessoas gostavam.

Em 2013, Jarre comprou uma passagem só de ida para Nova Iorque, chegando com 400 dólares e duas malas pequenas. Ele falava um inglês ruim, que tinha aprendido sozinho ouvindo o audiobook "Crush It!", de Gary Vaynerchuk, sobre como transformar um hobby de mídia social em negócio.

"Eu acordava todas as manhãs e passava o dia inteiro na rua fazendo Vines. Na maioria das vezes, acabava conseguindo algo bom, mas alguns dias não postava nada."

Um vídeo que ele postou perguntando "Por que vocês têm medo do amor?" tornou-se viral. Ele foi convidado a aparecer no programa de TV "Ellen", e sua conta no Vine começou a acumular seguidores no ritmo de dezenas de milhares todos os dias. Então, fechou um acordo com Vaynerchuk para iniciar uma agência de publicidade focada nos astros do Vine.

"Ele levou sete minutos para me convencer a começar a agência com ele", diz Vaynerchuk.

Publicidade

Recentemente, andando pela Union Square em Manhattan, Jarre era parado a todo momento por adolescentes guinchando. Algumas meninas chegaram às lágrimas; outras declararam "não conseguir respirar" só de vê-lo.

Jarre começou recentemente um show no Snapchat, que é parte projeto de arte, parte talk-show motivacional. O ator Robert De Niro, que gravou seu primeiro vídeo do Vine com Jarre durante um festival de cinema no ano passado e ficou surpreso pela atenção que ele atrai, ofereceu espaço em seu escritório. O que faz Jarre ser tão amado por suas fãs é que ele é absolutamente positivo. As mensagens que passa se destinam a inspirar jovens inseguros.

"Todos procuram um propósito na vida. Eu aprendi que nós mesmos temos que criar esse propósito."