Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paz no oriente

A ateia Coreia do Norte convida o papa Francisco a visitar o país

Papa Francisco acena para multidão | TIZIANA FABI/AFP
Papa Francisco acena para multidão (Foto: TIZIANA FABI/AFP)

O ditador norte-coreano, Kim Jong-un, convidou o papa Francisco para visitar a Coreia do Norte, garantindo que ele terá "calorosas boas-vindas", informou nesta terça (9) a Coreia do Sul, que enviará a mensagem de Pyongyang ao Vaticano.  O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, terá uma audiência com o pontífice na próxima semana, durante seu tour pela Europa. 

 "Durante o encontro com o papa Francisco, (Moon) transmitirá a mensagem do presidente Kim Jong-un de que lhe dará calorosas boas-vindas se ele visitar Pyongyang", disse o porta-voz Kim Eui-kyeom. 

 O convite a um papa é o primeiro de um líder norte-coreano desde que o pai de Kim, Kim Jong-il, convidou o papa João Paulo 2º para uma visita em 2000, que nunca ocorreu. Questionado sobre a possibilidade de uma viagem, um porta-voz do Vaticano afirmou: "Vamos esperar primeiro para o convite chegar". 

 Segundo o porta-voz de Moon, durante essa reunião, Kim pediu ao arcebispo que comunicasse ao Vaticano sua intenção de trabalhar pela paz.  

O líder norte-coreano deu vários passos rumo à reconciliação desde o ano passado, incluindo uma histórica cúpula com o presidente americano Donald Trump em junho. A liberdade religiosa é garantida pela Constituição norte-coreana, mas apenas dentro das estruturas oficiais do regime e costuma ser vigiada.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.