Berlim A cientista política Anna Kaminsky, diretora da Fundação de Processamento dos Crimes da Ditadura Comunista, diz que a divisão da Alemanha foi superada, mas que há ainda uma enorme diferença de mentalidade entre Leste e Oeste.
A divisão da Alemanha foi superada nos últimos 18 anos?
Anna Kaminski Há opiniões divergentes. A divisão em si foi superada do ponto de vista estrutural, das instituições. Mas as diferenças de mentalidade continuam existindo. As pesquisas de opinião mostram, porém, dados alarmantes, de pessoas que querem de volta o Muro e a RDA. Isso mostra que há bastante insatisfação. A maioria das pessoas diz que vive melhor hoje do que antes de 1989. Mas há um paradoxo, porque essas mesmas pessoas dizem que, ao todo, a situação piorou.
Por que só agora, 18 anos depois da queda, a Alemanha resolveu construir um memorial da Reunificação?
Diversos acontecimentos, como é o caso da queda do Muro, precisam de um distanciamento histórico para que possam ser avaliados corretamente. O memorial em homenagem a judeus assassinados no Holocausto precisou de mais de 50 anos para ser construído. No caso do memorial da Reunificação, a decisão foi acompanhada de uma grande discussão sobre a necessidade de tal projeto.
A queda do Muro foi decisiva para o processo de democratização no Leste da Europa?
Eu diria que a queda do Muro foi uma peça do quebra-cabeça no desenvolvimento da democracia no Leste da Europa e na União Soviética. Não podemos esquecer as peças importantes que chegaram antes. Não podemos esquecer a rebelião húngara de 1956. Não podemos esquecer 1968 em Praga. Não podemos esquecer também o movimento Solidariedade na Polônia. Todos esses movimentos oposicionistas tiveram um efeito. E não esqueça a perestroika e a glasnost de Mikhail Gorbachev. Tudo isso ajudou no sucesso da revolução da RDA. Também o movimento dos fugitivos para a Tchecoslováquia e a Hungria. A queda do Muro foi decisiva, mas não teria ajudado sem os acontecimentos anteriores.
Anna Kaminsky, cientista política e diretora da Fundação de Processamento dos Crimes da Ditadura Comunista.