Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PEru

À espera de resgate, brasileiros "ilhados" fazem QG em praça de Machu Picchu

Turistas isolados pelas chuvas aguardam socorro de helicópteros do governo próximo a Machu Picchu, no Peru | Reuters
Turistas isolados pelas chuvas aguardam socorro de helicópteros do governo próximo a Machu Picchu, no Peru (Foto: Reuters)

Os brasileiros reunidos no povoado de Aguas Calientes, em Machu Picchu, presos por causa das fortes chuvas que bloquearam a saída da cidade, se concentraram na praça central e montaram um QG - numa barraca plástica - para ajuda mútua.

A informação é do contador catarinense Mauro Fornazari, que está há quatro dias ilhado na cidadezinha. Segundo ele, a situação de quem está à espera do resgate por helicóptero é um pouco melhor. "Houve um pouco de abastecimento de água e comida e é possível ver policiais de operações especiais circulando. Eles disponibilizaram mais centros comunitários e não há mais tantas pessoas dormindo nas ruas. Eu e minha família conseguimos um hostel para ficar."

Nos primeiros dias, Mauro, a mulher e os dois filhos dormiram com mais cinco pessoas em um quarto com dois colchões. O contador disse ao G1, por telefone, que eles organizaram uma lista com os nomes dos cerca de 220 brasileiros que estão lá e a entregaram às autoridades.

As autoridades peruanas afirmaram já ter retirado, de helicóptero, 475 dos mais de 2 mil turistas que estão no local. Nesta quarta, mais 800 devem ser resgatados se o tempo ajudar, disse o ministro de Comércio Exterior e Turismo do Peru, Martín Pérez.

Mau tempo

Segundo o advogado paulistano Claudio Pedreira, o tempo está nublado em Aguas Calientes, e até agora nenhum helicóptero foi visto pousando na região nesta quarta. "Choveu muito esta noite, e o tempo não está bom."

Claudio diz que já perdeu sua viagem de volta a São Paulo e, inclusive, já deveria estar de volta ao trabalho. Ele falou que a rotina em Aguas Calientes é basicamente acordar muito cedo e caminhar pelas ruas à procura de informação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.