O comissário europeu para a Agricultura, Janusz Wojciechowski, anunciou nesta quinta-feira (17) que a guerra na Ucrânia "vai mudar a abordagem ao futuro da agricultura".
Durante a Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu focada no impacto no setor agrícola, causado pela invasão russa na Ucrânia, ele pediu colaboração dos países na aplicação de políticas que garantam a segurança alimentar.
O comissário recordou ainda que, perante a crise, a União Europeia está trabalhando em medidas como a intervenção no mercado do setor suinícola, a utilização da reserva de crise, auxílios estatais e a possibilidade de cultivo em terras de pousio.
"Temos que implementar uma política que garanta a segurança alimentar de todos os cidadãos da União Europeia e em todo o mundo", disse o político polonês.
Antes da invasão militar russa, a Ucrânia era um importante fornecedor de cereais e oleaginosas, como girassóis. Alguns dos produtos agrícolas importados da ex-república soviética são essenciais para alimentar o gado na Europa e em diversos continentes.
Wojciechowski reiterou que a agricultura sustentável e a redução da dependência das importações fazem parte das estratégias. “Propomos também cofinanciar mais 1,5 bilhão de euros, tudo isso através da reserva de crise”, disse ele.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares