Fidel Castro ainda influencia a política cubana, mesmo fora do poder. Veja os principais momentos de sua relação com a ilha:
1899 A Espanha abre mão do domínio de Cuba após perder guerra para os EUA
1902 Fim do governo dos EUA, que mantêm o direito de intervir em assuntos internos até 1934
1933 O ex-sargento Fulgencio Batista toma o poder e governa até 1944 com o apoio norte-americano
1952 Batista lidera um golpe de Estado e estabelece a ditadura
1953 Rebeldes liderados pelo advogado Fidel Castro Ruz atacam o quartel de La Moncada, sem sucesso. Ele é preso e exilado no México, onde treina um grupo e volta à ilha, instalando-se na Sierra Maestra.
A Revolução
1º de janeiro de 1959 Tomada de Havana por Castro e seus guerrilheiros. Como governo revolucionário, ele promove a reforma agrária e expropria empresas estrangeiras não sem fuzilar colaboradores de Batista. Milharem de cubanos fogem para a Flórida.
Janeiro de 1961 Cuba e EUA rompem relações
1961 Exilados cubanos treinados pelos militares norte-americanos tentam tomar o controle da ilha a partir da Baía de Porcos
Dezembro de 1961 Fidel anuncia a adesão de Cuba ao marxismo-leninismo
Começa o bloqueio
1962 Os EUA decretam bloqueio econômico e político ao país, expulso da Organização dos Estados Americanos (OEA). A União Soviética instala mísseis na ilha e aprofunda a tensão característica da Guerra-Fria.
1967 Morte do braço-direito de Fidel, Che Guevara, capturado e executado na Bolívia
1972 Cuba entra no mercado preferencial da URSS e exporta açúcar e importa petróleo por preços especiais. É quando o país avança em medicina, saúde e educação.
Anos 80 Os investimentos em saúde e educação (na foto, Fidel com estudantes) fazem da ilha uma referência em serviço público de qualidade
1989 Execução do general Arnaldo Ochoa, condenado por corrupção
Crise
1991 A dissolução da URSS repercute negativamente e há novo êxodo para a Flórida. Um novo fôlego para a economia nacional é dado pelo turismo.
2001 - Prisão nos EUA de cinco cubanos acusados de espionagem. A repatriação dos "heróis cubanos", como os chama Raúl Castro, é uma questão de honra para a ilha (foto).
2002 Fechamento de 71 usinas de açúcar, cortando 200 mil empregos
2003 Cubanos continuam fugindo da ilha (foto). Aqueles que conseguem chegar aos EUA têm permissão para ficar no país.
2003 Prisão de 75 opositores e execução de três homens que haviam seqüestrado um barco para tentar chegar aos EUA
Julho de 2006 Fidel Castro adoece e deixa o poder interinamente
Fevereiro de 2008 Fidel renuncia após 49 anos e seu irmão Raúl Castro assume oficialmente e promove algumas medidas de abertura comercial
Fonte: Da Redação