Guido Montoya Carlotto, chamado de Ignacio Hurban por sua mãe de criação, postou nesta sexta-feira (8) no Twitter uma foto com a sua avó Estela Carlotto, três dias após ser descoberto pelas Avós da Praça de Maio na Argentina. Ele foi roubado ainda bebê durante a ditadura militar e tornou-se o 114.º neto encontrado pela organização. Na imagem, ele diz "obrigado, muito obrigado".
Ele e Estela Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio e uma das maiores expoentes na luta pelos direitos humanos na Argentina, encontraram-se pela primeira vez a portas fechadas na quarta-feira (6), em La Plata.
Durante seis horas e meia, eles conversaram e se emocionaram. Guido contou a Estela sobre sua profissão de músico e sobre sua infância em Colonia San Miguel, na cidade de Olavarría, na Grande Buenos Aires.
O jovem se apresentou voluntariamente por suspeitar de sua identidade, e testes de DNA confirmaram seu parentesco. A juíza federal María Servini de Cubría ratificou a informação na terça-feira (5).
A descoberta de Guido motivou dezenas de pessoas a se submeterem a testes de DNA na Argentina. Cerca de 400 jovens argentinos seguem sem conhecer sua verdadeira identidade.