O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, tem vantagem de 4 pontos percentuais sobre o republicano John McCain, no momento em que ambos entram na última semana de campanha presidencial, mostrou pesquisa da Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta terça-feira (28). A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos, o que configura empate técnico entre os candidatos.
Obama tem 49% da preferência do eleitorado, contra 45% de McCain. O resultado representa uma pequena queda na vantagem de Obama, que na segunda-feira era de 5 pontos e já esteve em 12 pontos. A pesquisa ouviu 1.202 pessoas por telefone entre sábado e segunda-feira.
A eleição nos EUA é decidida pelo Colégio Eleitoral, em que o candidato precisa obter um mínimo de 270 votos para garantir a vitória. Projeções feitas pela mídia americana mostram Obama à frente de McCain no Colégio Eleitoral.
McCain consolidou sua vantagem entre os eleitores homens e brancos, mas Obama manteve liderança de dois dígitos entre as mulheres e os independentes, dois grupos-chave na eleição de 4 de novembro.
"Faltando sete dias para a eleição, McCain ainda não está onde deveria estar com alguns grupos importantes de eleitores. E ele está ficando sem tempo", disse o especialista em pesquisas John Zogby.
As pesquisas que apontam médias nacionais, como a Zogby, geralmente acertam a tendência do Colégio Eleitoral.
O independente Ralph Nader e o libertário Bob Barr receberam apoio de 1% dos eleitores cada. Três por cento declararam-se indecisos.
Brasil está mais perto de “estocar vento” (e sol): primeiro leilão é esperado para 2025
Fim do marxismo nas escolas? Os planos de Trump para erradicar a agenda woke dos EUA
Justiça da Argentina manda prender 61 brasileiros condenados ou investigados pelo 8/1
De universidade sem energia a imposto sobre painel solar, governo deixa brasileiros no escuro