LONDRES - A comunidade internacional deu ao Irã a "última oportunidade" de cumprir suas obrigações nucleares, disse nesta quarta-feira o chanceler da Grã-Bretanha, Jack Straw.
O chanceler se encontrou com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, por mais de uma hora.
- Ele (Mottaki) realmente precisa ver esta posição dos líderes da comunidade internacional não como uma ameaça, mas como uma oportunidade, a oportunidade final de o Irã se pôr de volta aos trilhos - disse Strau a uma rádio britânico.
Nesta quarta-feira, o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, rejeitou veementemente a a pressão internacional contra o país devido às suas ambições nucleares e insistiu que Teerã não vai desistir de seu direito de desenvolver um programa atômico pacífico.
- Estou dizendo àquelas falsas superpotências que a nação iraniana tornou-se independente 27 anos atrás e decide sozinha. No caso nuclear, ela resistirá até atingir plenamente seus direitos - disse Ahmadinejad a uma multidão de milhares de pessoas na cidade de Bushehr.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Londres disse que o Irã precisa diminuir seu tom ameaçador:
- Mottaki foi advertido para não deixar o Protocolo Adicional da AIEA (agência Internacional de Energia Atômica) e não fazer ameaças.