O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, chegou neste domingo (09) à Colômbia, país estratégico em sua campanha pela adesão a um Estado de Palestina à ONU por ser membro não-permanente do Conselho de Segurança da entidade e possuir, portanto, direito a voto.
Abbas prevê ficar na Colômbia até terça-feira, quando se reunirá com o presidente Juan Manuel Santos, antes de prosseguir em sua série de visitas internacionais.
O presidente palestino chegou às 22H30 GMT (19H30 de Brasília), e foi recebido na base aérea militar de Catam pela vice-chanceler colombiana de assuntos multilaterais, Mónica Lanzetta.
O chanceler palestino, Riyab Al Maliki, e o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, acompanham Abas, que não deu declarações à imprensa ao descer do avião em Bogotá, vindo de El Salvador e após visitar também a República Dominicana.
A visita de Abbas ocorre logo após os palestinos terem anunciado o apoio de ao menos oito dos 15 membros do Conselho de Segurança para sua proposta, ainda que os Estados Unidos já tenham declarado que aplicarão seu poder de veto.
A Colômbia ocupa também a secretaria geral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), composta por 12 países do continente, todos favoráveis à adesão de um Estado da Palestina à ONU.